quinta-feira, 19 de maio de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO: A inoperabilidade da prefeitura de Jaboatão

Um mês depois das fortes chuvas que castigaram Jaboatão, a prefeitura não adotou qualquer ação emergencial para sequer começar a reconstruir as áreas atingidas. Até o momento, a prefeitura só fala em projetos, enquanto milhares de pessoas estão com dificuldade de locomoção, sejam em áreas centrais ou um pouco mais afastadas. E o inverno ainda nem começou...

Na Lagoa olho D'água, dezenas de ruas estão eslamaçadas e cheias de buracos. Comunidades, escolas e postos de saúde estão isolados e inacessíveis, enquanto a prefeitura diz que não teve tempo de planejar nada. Nosso blog já cansou de mostrar a situação crítica dessas comunidades. Cheguei a falar pessoalmente com os secretários e engenheiros responsáveis pelas obras na cidade, mas parece que entra por um ouvido e sai pelo outro.

A prefeitura de Jaboatão está sendo negligente, agindo como se o município estivesse na normalidade. Querem passar a falsa impressão de que tudo está sob controle, mas a verdade está vindo a tona graças ao trabalho dos internautas nas redes sociais. Imagens, vídeos e críticas à administração não faltam e a popularidade do prefeito Elias Gomes está cada dia mais em baixa.

Não estou querendo aqui querendo dizer que Elias pode resolver todos os problemas de Jaboatão num passe de mágicas. É impossível! Projetos para captação de recursos são fundamentais, mas as ações emergenciais para ajudar a população também. Estou aqui criticando a inoperabilidade da prefeitura, que parece não estar pronta para lidar com questões emergenciais, como os alagamentos e os estragos causados por eles. Pra que decretou estado de emergência se não executa obras emergeciais? Vai entender os interesses obscuros que podem estar por traz desse decreto que libera obras e serviços sem licitação. Digo isso porque esse decreto ainda não foi  útil à população.  Estaria sendo ao governo?

As pessoas que foram e continuam sendo atingidas pelas chuvas não aguentam mais a inércia da prefeitura. É impossível pedir paciência àqueles que tem seu direito de ir vir castrado por esse governo omisso.  É inadmissível que a prefeitura não atenda demandas simples, como a melhoria de ruas de acesso a algumas comunidades, por exemplo. Dias de sol para isso nós tivemos, faltou apenas planejamento e compromisso da prefeitura para com a população. E depois ainda tem a audácia de colocar a culpa mais uma vez na chuva. Que vergonha...

Nenhum comentário: