sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Atrasadas: Obras da ZEP Jaboatão ainda nem começaram

A previsão é que a terraplenagem só comece em 40 dias

Por Tathiana Pimentel, do Diário de Pernambuco

As obras para a implantação da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Brasil, que será construída em Jaboatão dos Guararapes e parte do território estratégico do Complexo de Suape, estão com mais de seis meses de atraso. Se em janeiro de 2010, quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto criando a ZPE, a previsão era de que a zona iniciasse suas atividades em maio deste ano, agora já se fala da implantação das indústrias apenas em janeiro de 2012.

"Estamos no processo final de alfandegamento, que é quando a Receita Federal analisa todos os itens do projeto e oficializa a isenção dos impostos. Nossa expectativa é de que em um prazo de 60 dias esta etapa seja concluída. Só então iremos começar a terraplanagem da área e a construção dos galpões. E estas obras devem ser entregues no final deste ano", afirmou o presidente da ZPE de Suape, Marcos Moura Dubeux. Ele esteve na tarde de ontem no 2º Fórum Brasileiro de ZPES, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). O encontro debateu os casos de sucesso de zonas francas latino-americanas como as de Colón/Panamá, Iquique/Chile, Bogotá/Colômbia e Montevidéu/Uruguai.

Apesar do atraso do projeto, Marcos Dubeux está otimista com a captação de indústrias para a área. A Fiat vai se instalar em Suape, mas ficou por muito tempo indecisa entre o Brasil e o México. Ora, se ela quer vender para o México, vamos fazer uma proposta para que a empresa monte uma segunda planta, - dessa vez focada em exportação - na ZPE de Suape. Dessa forma, ela centraliza ações em Pernambuco e fica isenta dos impostos nos produtos que vender para o México`, revelou.

O executivo adiantou ainda que está analisando propostas de empresários da China e outros países da Ásia que querem se instalar em Pernambuco e irá visitar produtores do Vale do São Francisco nas próximas semanas. "Até 2014 esperamos ter 5 ou 6 empresas de grande e médio porte e inúmeras outras de pequeno porte funcionando na ZPE".

P.S. do blog - ontem, o prefeito Elias Gomes esteve reunido com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, que garantiu que a ZEP de Jaboatão vai sair do papel. É o que todos nós esperamos...
.

Nenhum comentário: