terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O outro lado da lagoa: Vizinhos da futura ZEP Jaboatão vivem sem nenhuma infra-estrutura

Imagem do internauta Malungo: comunidade de Sotave/Jaboatão

Das novas Zonas de Processamento de Exportação (ZEP) anunciadas pelo Governo, a primeira será construída em Jaboatão, nas margens da BR 101 sul, vizinha a área oeste da Lagoa Olho D'água. Dezenas de empresas devem ser atraídas para a localidade, trazendo renda e emprego. A ZEP de Jaboatão funcionará como escoamento da produção de Suape, além de fornecedora de matéria prima.

Se de um lado existirá o desenvolvimento, do outro, as comunidades vizinhas (nas margens da Lagoa Olho D'água), a situação é totalmente diferente. Comunidades como Sotave e Lagoa Das Garças vivem na total pecariedade: sem infraestrutura, saneamento ou transporte público de qualidade.

Nosso blog já esteve nestas comunidades, que juntas possuem uma população gigantesca. O cenário é desolador. Ruas esburacadas, esgoto a céu aberto, lama, lixo e muita pobreza. Nesse pedaço esquecido de Jaboatão, as crianças retribuem com um sorriso quando você as fotografa. Elas precisam de atenção, estão isoladas e abandonadas pelo poder público.

Confira a galeria de imagens dos vizinhos esquecidos da futura ZEP Jaboatão, feitas pelo blog e pelo internauta Malungo:



Nenhum comentário: