terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Na Lagoa Olho D'água, moradores cadastrados pelo Estado começam a visitar os apartamentos sociais

Os moradores que vivem em áreas irregulares nas margens da Lagoa Olho D'água, estão sendo chamado discretamente pelo Governo do Estado para visitarem suas futuras moradias de interesse social, que estão sendo construídas no bairro de Cajueiro Seco - Jaboatão, no terreno da antiga fábrica de postes ARCAL.

Os apartamentos terão pouco mais de 30m² e abrigaram mais de 1100 famílias que serão retiradas do lado leste da Lagoa Olho D'água. Todos os moradores foram devidamente cadastrados pelo Estado, para evitar que a faixa de proteção ambiental, que é de 100 metros do espelho d'água da lagoa, seja invadida novamente. A data de entrega das moradias ainda não foi anunciada oficialmente, mas uma parte dos imóveis já está quase concluída. 

Área de 100 metros das margens da lagoa não poderá ser ocupada,
pois é considerada de proteção ambiental, de acordo com lei federal

Alguns futuros moradores estão reclamando que não terão condições de pagar a conta de água e de luz (na lagoa eles não pagam porque as ligações são clandestinas). Eles já chegaram a dizer a pessoas próximas que vão vender o apartamento  por esse motivo. Legalmente, a venda deste tipo de moradia é proibida. Mas como estamos no Brasil, o repasse pode ser feito sem documentação, caso não haja fiscalização e auxílio do governo para ajudar esses cidadãos.

O início da desocupação e urbanização das margens da Lagoa Olho D'água continua sem previsão. Duas empresas foram licitadas no ano passado e estão desenvolvendo os projetos necessários.

O blog espera que tudo seja feito da melhor forma possível para que ninguém saia prejudicado e a lagoa possa, finalmente, começar a ser recuperada. Vou continuar acompanhando  e manter você informado.

Nenhum comentário: