terça-feira, 29 de setembro de 2009

Moradores do Catamarã Reclamam da Falta de Coleta de Lixo

Imagens: Bábara Tenório

Os moradores da comunidade Catamarã, nas margens da Lagoa Olho D'água, em Candeias, estão nada satisfeitos com a coleta de lixo na lagoa e nas ruas adjacentes da comunidade. O que não falta por lá é lixo e animais mortos, ameacando a saúde dos moradores e poluíndo ainda mais a lagoa.

Estive visitando essa comunidade no último Sábado (dia 26/09) e o que encontrei foi o mais completo abandono. Os moradores estão irritados com o serviço de coleta da prefeitura de Jaboatão, que não chega até as áreas mais pobres ao redor da lagoa.

Amaro Francisco é morador do local e reclama da ineficiência do serviço de limpeza e coleta na área. Ele denuncia que a limpeza chega apenas até o conjuto residencial Catamarã, enquanto as milhares de pessoas que vivem na comunidade carente por trás do conjunto deixam de serem atendidas. Sem terem onde jogar o lixo, os moradores depositam nas margens da Lagoa Olho D'água. "É bicho morto, vidro, tudo que não presta que jogam aqui! Mas não passa carro do lixo, por isso as pessoas fazem isso" - reclama o morador.


Grávida de seis meses e mãe de seis filhos, a moradora Maria José tem o sonho de um dia sair dalí. "Esse lugar é muito sujo, as crianças vivem doentes", dispara. Morando num pequeno barraco nas margens da lagoa, Maria José vivem em condições precárias de higine e saúde. A situação se agrava ainda mais com a falta da coleta de lixo. Quando perguntei se alguém do Governo do Estado havia passado para cadastrá-la (ela mora dentro da área de preservação que será desocupada e os moradores serão contemplados com moradias populares que já estão sendo construídas), a moradora, num tom de decepção respondeu que : "Nunca ninguém passou por aqui para nos cadastrar..."


Na tarde de hoje, tentei entrar em contato com a Gerência de Limpeza Urbana de Jaboatão, mas não consegui. Amanhã estarei conversando pessoalmente com os responsáveis pela limpeza do local e prometo uma resposta da prefeitura de Jaboatão aos moradores do Catamarã.






Nenhum comentário: