terça-feira, 30 de junho de 2009

Aconteceu na Lagoa: Prefeitura de Jaboatão cava vala irregular, estoura canos e impede passagem de veículos e pedestres




Ilegal. Essa é a palavra que os moradores do Parque Lagoa Olho D’Água ( no bairro de Piedade) classificam uma vala de mais de 1 metro de profundidade e 30 de comprimento, aberta na tarde dessa segunda-feira, dia 29/06, pela Prefeitura de Jaboatão, na Rua Professora Maria do Carmo, bem próxima ao Movimento Pró-Criança e da Lagoa Olho D’Água. As escavações irregulares, que tem como objetivo (de acordo com a prefeitura) “melhor” drenar a área, fazem parte da política do ameniza do atual governo de Jaboatão, que está executando obras paliativas em toda a cidade, muitas sem nenhum planejamento e que apenas transfere o problema de uma área visível para uma menos visível.


Os moradores reclamam que a vala foi escavada no meio da rua, por ordem do gerente de obras de Jaboatão, Roberto Rocha (que estava no local), sem nenhum projeto, impedindo a passagem de veículos, pedestres e rompendo a tubulação de água, que foi posteriormente consertada pelos próprios moradores, que se arriscaram dentro da água numa área epidemiológica de esquistossomose.



Nosso blog flagrou a discussão dos moradores com o gerente de obras da prefeitura, que assumiu ter mandado cavar o buraco e se negou a fechá-lo, mesmo os moradores argumentando que ali era uma das principais vias acessos.


“Isso é um absurdo! Como a prefeitura escava um buraco desses no meio da rua sem nenhum projeto, impedindo a passagem dos carros e rompendo a nossa tubulação de água? Esse é um dos principais acessos dos moradores aqui do Parque Lagoa Olho D’Água. Nossos terrenos são regulares, aprovados pela prefeitura. Temos toda a documentação, plantas, etc. Pagamos impostos altíssimos e somos tratados com descaso pela prefeitura. Não adianta de nada fazer a água escoar de um lugar e ir para o outro. O que precisamos aqui é de um projeto de drenagem de verdade, não de obras paliativas que beneficiem um local e prejudique outro,” - reclama a moradora Edneide Cristina.


Os proprietários dos terrenos para onde a água foi desviada também estiveram no local e solicitaram o fechamento do canal, pois a água estava invadindo a sua propriedade. O pedido foi negado pelo gerente de obras Roberto Rocha, que não apresentou nenhum laudo atestando a legalidade da obra.


Josivan Falipe, morador da área, precisa passar pela rua diariamente com o seu filho que é deficiente físico e reclama da dificuldade para atravessar o buraco. “Um absurdo a prefeitura cavar essa vala no meio da rua. Se uma pessoa sem deficiência sente dificuldade em atravessar, imagine quem tem algum tipo de deficiência física? Isso é uma falta de respeito da prefeitura!" - desabafa Josivan, enquanto suspende a cadeira de rodas do filho na tentativa de passar para o outro lado da rua.



OPINIÃO


O que está acontecendo no Parque Lagoa Olho D’Água é a mais absoluta falta de respeito para com os moradores. A Prefeitura de Jaboatão, trabalhando com a política do ameniza, não está se mostrando competente suficientemente para solucionar definitivamente os problemas da cidade. Trabalha sem nenhum planejamento, cava as ruas, estoura canos e acha que está fazendo alguma coisa. Transfere o problema de um local mais visível para outro mais escondido, numa tentativa de se promover junto a opinião pública, gabando-se de estar realizando a mudança prometida.


A falta de projetos de drenagem por parte do poder público, aliado a falta de diálogo com a comunidade, prejudica milhares de pessoas ao redor da Lagoa Olho D’Água. Enquanto isso, a verba de mais de 59 milhões de reais (oriundas do PAC) está aguardando na Caixa Econômica Federal a elaboração de um projeto para a revitalização e urbanização da lagoa, o que solucionaria esses problemas definitivamente. Por falta de competência ou interesse, o Governo Municipal e Estadual deixam de elaborar esses projetos, preferem ficar na política do ameniza! Uma vergonha!

Nenhum comentário: