sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Asfalto na Avenida Jangadeiro: Que seja eterno enquanto dure o verão

Semana passada, a prefeitura de Jaboatão, finalmente concluiu as obras de pavimentação da Avenida Jangadeiro, principal acesso aos mais de 70 mil moradores do Conjunto Residencial Dom Hélder Câmara e de outras comunidades vizinhas a lagoa. O problema é que a pavimentação foi feita e as galerias pluviais continuam abertas (podendo causar acidentes) e entupidas de lama, lixo e resto de asfalto.



Isso significa que a prefeitura de Jaboatão fez novamente um serviço "meia sola" (como diz o povo nas ruas) e não solucionou o problema de alagamento naquela região. Quando a primeira chuva forte chegar, o dinheiro gasto na obra "vai de água abaixo", obvio que com bem mais velocidade do que a água da chuva, que se cumulará provocando alagamentos e crateras na avenida recém-asfaltada.


Todos sabemos que os problemas de alagamento no Dom Hélder e em quase todas as ruas nas proximidades da lagoa, além de serem provocados pela péssima infra-estrutura e saneamento de Jaboatão (apenas 3% da cidade tem saneamento básico), também são provocados pelo assoreamento da Lagoa Olho D'Água.

Antigamente a Lagoa Olho D'Água tinha uma profundidade de cerca de 8 metros e hoje tem menos de 50 centímetros. Isso significa que a água da chuva não tem para onde escoar e se acumula nas ruas e avenidas dos bairros de Piedade, Prazeres, Candeias, Pontezinha, Barra de Jangada etc, provocando transtornos e doenças para a população.

A prefeitura de Jaboatão argumenta não ter dinheiro para executar grandes obras na Lagoa Olho D'Água e sanar definitivamente esses problemas. Mas como explicar a prefeitura ter perdido, há cerca de 2 meses, um finaciamento de mais de 57 milhões de reais (oriundos do PAC) para as obras de revitalização
da lagoa, simplesmente porque não apresentou o projeto para a Caixa Econômica Federal?

O fato é que a essa administração está pouco se lixando para o povo de Jaboatão. Será que essa prefeitura é tão incompetente que não entende que é importante que as galerias pluviais sejam desentupidas, tampadas e que a Lagoa Olho D'Água seja revitalizada? Será que o povo que mora no Dom Hélder e na Lagoa merecem ser tratados como animais, sem direito a andar numa calçada decente, sem buracos e sem alagamentos durante o inverno? Lastimável a falta de capacidade dessa administração e o desprezo que ela trata o povo...

E que os asfalto na Avenida Jangadeiro seja eterno enquanto dure o verão... isso se o asfalto aguentar até lá...


Nenhum comentário: