sábado, 30 de agosto de 2008

Minha visita a uma comunidade carente na lagoa





Hoje estive em uma das áreas mais carentes da Lagoa Olho D'Água. Trata-se de uma comunidade por detrás do Conjunto Dom Hélder Câmara, entre Candeias e Piedade, na margem leste da lagoa. O cenário relatou-me uma lagoa grandiosa, bela e ao mesmo tempo abandonada, poluída, onde a vida dar seus últimos suspiros e a população sofre com a falta de oportunidades, saúde, educação e infra-estrutura.

Tive a chance de conversar com os moradores, que me contaram como é viver numa área tão bonita e ao mesmo tempo tão esquecida pelo poder público. Conversei ainda com pescadores, que tiram o sustendo de suas famílias de dentro da lagoa e temem pelo futuro que lhes espera caso a lagoa continue poluída e com o processo de assoreamento em estado avançado.

Você pode conferi as imagens da minha visita logo abaixo. Em breve estarei publicando o vídeo com o relato dos moradores.




Nem a prefeitura de Jaboatão, nem o Governo do Estado têm um programa ambiental que vise a conscientização dos moradores. O lixo se acumula em vários pontos da lagoa. Os moradores denunciam que não existe coleta no local e se dizem obrigados a jogar o lixo na lagoa por esse motivo.


A imagem abaixo mostra o esgoto do Conjunto Residencial Pettit Village, em Candeias, caindo na Lagoa Olho D'Água sem nenhum tratamento.




Seu Antônio José de Lima pesca na Lagoa há mais de 10 anos e reclama da poluição e do abandono na lagoa. Ele precisa sustentar a sua família com a renda que obtem da venda do que pesca na lagoa, mas a cada dia que passa a quantidade de peixes diminue em virtude da poluição o do assoreamento.



Hoje seu Antõnio teve sorte e pescou uma quantidade razoável de peixes. Até um camarão veio na rede.



As crianças que vivem nessa área só frequentam a escola no verão. No inverno, quando a lagoa transborda, elas ficam impossiblitadas de sair de casa. Abaixo elas se divertem com a câmera, enquanto as outras confeccionam pipas para brincar, pois as opções de lazer no local são poucas.



Adriana é doméstica, mãe de cinco filhos e vive numa pequena casa bem perto da lagoa há 9 anos. Ela disse que já ouviu falar no projeto de revitalização da Lagoa olho D'Água. Ela ouviu um "boato" (nas palavras dela) que todo mundo que mora num raio de 100 metros da lagoa terá que desocupar a área e ganhará moradia do Estado. Diz já ter ouvido essa conversa há 9 anos, desde que ocupou a área, mas até hoje, segundo Adriana, ninguém a procurou para cadastrá-la.



André é pescador há 16 anos e também não acredita na revitalização da Lagoa Olho D'Água. Ele até plantou um coqueiro em frente da sua pequena casa e me desafiou: "Você pode voltar aqui daqui a cinco anos que esse coqueiro vai estar grande, me dando sombra e ninguém vai fazer nada por isso aqui". Afirmou ainda que ninguém nunca foi casdastrá-lo para que ele pudesse desocupar às margens da lagoa, de acordo com o projeto de revitalização que deveria sair do papel esse ano.

Aguarde o vídeo! Estarei postando em breve!

Para comentar esse post clique no link abaixo comentários. Sua participação é muito importante para ajudar na luta pela preservação da Lagoa Olho D'Água.

4 comentários:

Anônimo disse...

Belo trabalho Herbert. Venho acompanhando sua luta pela preservação da lagoa, digamos que seja um trabalho meio solitário mas que demonstra realmente a realidade e a vontade por dias melhores. Jamais deixe de acreditar, pois os corações políticos haverão de enfraquecer e abraçar as causas ambientais. Começe a criar uma sensibilização nos moradores e sua luta será reforçada. Programe passeatas passivas para frente da prefeitura e nas ruas que as respostas serão mais fáceis e consistentes. Construa e lance esse desafio. Coloque nesse blogger, e , conte comigo.

Abraço,

Herbert Fernandes disse...

Vitral, fico feliz em saber que todo esse trabalho que venho fazendo em prol da lagoa está sendo acompanhado por vc e por outras pessoas através do blog. É uma prova de que não estou fazendo nada em vão.

Denunciar a realidade da lagoa é o meu principal objetivo nesse momento. Hoje posso contar apenas com os leitores do blog e com alguns amigos jornalistas, mas estou percebendo que essa causa está ganhando cada vez mais notoriedade e acredito que em pouco tempo a questão da Lagoa Olho D'Água será mais debatida na sociedade. Isso é o que eu desejo e não vou hesitar em fazer esforços para alcançar o meu objetivo.

Gostei da idéia de fazer uma manifestação em prol da lagoa. Não garanto nada nesse momento... mas quem sabe me breve?

Por enquanto só tenho a agradecer a todos os leitores. Continue visitando o blog e vamos continuar trocando ideías, ok?

grande abraço

Herbert Fernandes

Anônimo disse...

O grande descaso da atual prefeitura com a comunidade de Jaboatão dos Guararapes atualmente é "levado com a barriga" pela maioria dos moradores dessa região. Não quero entrar em debates políticos com esse comentário, gostaria apenas de dizer que admiro e apoio a sua convicção na mudança para melhor dessa área de Jaboatão.
Continue em frente, sabendo que outras pessoas também acreditam que o mundo possa melhorar, basta a gente querer.

Anônimo disse...

acho isu uma vergonha