terça-feira, 10 de junho de 2008

Moradores de Piedade protestam contra buracos

Hoje pela manhã, os moradores da comunidade do Vietnã – em Piedade - fecharam a Avenida Bernardo Vieira de Mello em protesto aos buracos e as condições precárias de saneamento básico em várias ruas de Piedade e da comunidade do Vietnã.

O protesto começou por volta das nove horas da manhã, horário em que as pessoas estão indo ao trabalho. A Avenida Bernardo Vieira de Mello, principal corredor de acesso aos bairros de Piedade e Candeias ficou totalmente congestionada. Mesmo assim, muitos motoristas aprovaram o protesto, como é o caso da estudante universitária Fabiola Lins:
- Me senti de alma lavada vendo o protesto desses cidadãos. Finalmente a população resolveu se mobilizar contra o absurdo dos alagamentos e dos buracos em Jaboatão!"

Munidos de cartazes indicando o nome das ruas esburacadas e sem saneamento (que constam como asfaltadas na prefeitura – pasmem!) os moradores queimaram pneus no local e exigiram uma providência da prefeitura. O protesto só foi encerrado duas horas depois e o tráfego foi liberado no local.

A comunidade do Vietnã fica bem próxima ao bairro de Jardim Piedade e da Lagoa Olho D’Água. Os moradores do local vivem em situação subumana, sem nenhum tipo de saneamento básico ou infra-estrutura. A comunidade também fica bem próxima ao Canal de Setúbal, na parte nova que foi construída e hoje está abandonada, cercada de lixo, ratos, mosquitos e doenças. Os moradores do Vietnã vivem – literalmente – num cenário de guerra, de total descaso público!

O protesto dos moradores do Vietnã, que não têm um bom nível educacional (por falta de políticas educacionais públicas de qualidade – é claro), foi uma atitude louvável, digna de um cidadão que se sente lesado, abandonado pelo poder público! Espero que as pessoas mais instruídas de Piedade e Candeias sigam o mesmo e exemplo e vão às ruas protestar. Chega de pisar na lama! Chega de alagamento! Chega de ignorar que a única lagoa de formação de restinga do nordeste (em área urbana) não existe! Jaboatão dos Guararapes tem a segunda maior errecadação tributária do Estado de Pernambuco. É inadmissível a prefeitura ficar esperando recursos do Governo Federal para fazer o básico! Tapar os buracos, desentupir galerias pluviais e manter as vias de circulação em bom estado é dever do município!

Nenhum comentário: