sábado, 8 de março de 2008

Lagoa do Náutico ou Lagoa Olho D'água?







Hoje ainda existe uma dúvida em relação ao nome da lagoa. Seria Lagoa do Náutico ou Lagoa Olho D'água? Se voltarmos ao passado, podemos chamá-la de Lagoa do Náutico. A origem e o porque desse nome não sei ao certo. Já ouvi falar que a lagoa passou a ser chamada de Lagoa do Náutico porque, na década de 1950, praticava-se esportes náuticos na área. Será? Se alguém souber um pouco mais da história da lagoa pode enviar e-mail para lagoaolhodagua@gmail.com . Será um prazer postar aqui no nosso blog.





Já na década de 1990, começou-se a falar da revitalização da lagoa. Foi feito um projeto de revitalização (que aguardamos sair do papel até hoje) e o nome da lagoa passou se ser Lagoa Olho D'água. Acredito que em virtude da lagoa ser de formação de restina e brotar olhos d'água que mantém o ciclo hídrico da lagoa.



Hoje a o nome oficial é Lagoa Olho D'água, mas muitas pessoas ainda a chamam de Lagoa do Náutico.



A Lagoa Olho D'água é a maior lagoa de formação de restinga em área urbana do Brasil. É também a única lagoa de restinga do Nordeste. Tem um espelho d'água de aproximadamente 375 hectares. Atualmente a lagoa está totalmente poluída por esgotos e dejetos residenciais e industriais, o que compromete o equilíbrio do ecossistema local. A área, que é de proteção ambiental, de acordo com a lei federal nº 4.771/65 (art. 2o, alíneas a e b, está ocupada por favelas. O Governo promete começar a revitalização da Lagoa Olho D'água ainda esse semestre. Serão investidos 110 milhões de reais em obras de saneamento, infra-estrutura, desocupação em áreas irregulares e dragagem da lagoa. Os recursos, oriundos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal) e do Orçamento Geral da União já foram liberados. As obras serão admistradas pelo Ministério das Cidades e pelo Governo Federal.






Comente essa matéria clicando no link abaixo comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

eu nao sabia que essa lagoa era tao linda! infelizmente nao ha divulgaçao e esta se acabando!