quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Celpe faz poda e ameaça árvores na área de proteção ambiental da Lagoa Olho D'água

A Celpe anda fazendo podas em algumas árvores dentro da área de proteção ambiental da Lagoa Olho D'água. Até aí tudo bem, pois alguns galhos realmente podem se chocar contra a rede elétrica e causar acidentes. O problema é que essas podas são feitas sem uma análise técnica detalhada. Os funcionários da Companhia de Energia Elétrica de Pernambuco, simplesmente, cortam as árvores sem nenhum critério. Galhos que não precisavam ser cortados são dolorosamente arrancados, deixando cicatrizes nas árvores que embelezam o local.
Resultado: as árvores correm o risco de adoecer e morrer, pois as cicatrizes são portas de entrada para a contaminação por fungos e outras doenças.
De acordo com a Lei Federal nº 7.661/88 (art. 3o)os sistemas fluviais e lagunares estão entre os bens com prioridade para conservação e proteção (...) , ou seja, a Lagoa olho D'água é protegida por lei.

Já a Lei Federal nº 4.771/65 (art. 2o, alíneas a e b) considera de preservação permanente a vegetação natural situada ao longo dos rios e ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios;

Parece que a Celpe não anda respeitando a lei e, simplesmente, mete o facão e sai destruindo todas as árvores que estiverem no caminho da sua fiação. Um absurdo que precisa ser combatido!

Não deixe de comentar essa matéria clicando no link abaixo comentários

Nenhum comentário: