quarta-feira, 8 de maio de 2013

Engorda das praias de Jaboatão: Draga começa a operar hoje

Cerca de 20 mil metros cúbicos de areia serão transportados por dia para aterrar 5,8 quilômetros de praias em Jaboatão. Isso equivale a 500 caminhões de areia por dia

    Imagem: Marcelo Ferreira (divulgação)
Draga está no porto de Suape começa a operar hoje nas praias de Jaboatão
A draga que fará a aspiração da areia do mar para a obra de engorda das praias de Jaboatão começa a operar hoje (08). De acordo com informações da prefeitura, serão aspirados cerca de 20 mil metros cúbicos de areia por dia, o que equivale a 500 caminhões. 

A areia será dragada no litoral do Cabo de Santo Agostinho, a 2 quilômetros da costa e transportada em 2 navios por 14 quilômetros até as praias de Jaboatão. Através de uma tubulação de ferro, será transportada dos navios até a costa, fazendo o aterro das praias. 

O gerente de obras da prefeitura de Jaboatão, Roberto Rocha, explica que o trabalho começará na praia de Barra de Jangada  seguindo pelas praias de Candeias e Piedade. Com a conclusão da obra, prevista para agosto deste ano, a expectativa é de que as praias de Jaboatão recuperem até 40 metros metros de faixa de areia, perdidas pela erosão provocada pelo avanço do mar. 

Ainda de acordo com a prefeitura, também foi necessário fazer uma modificação do quebra-mar, localizado na praia de Candeias, que ganhou três aberturas. Isso foi necessário para que a própria corrente marinha faça o transporte de areia até as praias, evitando futuras erosões. 

Manutenção - com investimentos de mais de R$ 40 milhões do Governo Federal, além de contrapartida do município, a obra de contenção do avanço do mar na orla de Jaboatão não acaba em agosto. De acordo com a prefeitura, após o prazo de 5 anos será necessário realizar uma manutenção. Posteriormente, o prazo de manutenção será a cada 10 anos. 

No Brasil, as praias de Iracema (em Fortaleza), e Copacabana (no Rio de Janeiro), já passaram por este tipo de intervenção. Jaboatão é a terceira cidade do país a realizar uma obra deste porte.

Interdição das praias -   de acordo com o gerente de obras da prefeitura, Roberto Rocha, haverá momentos em que trechos das praias serão interditados a medida em que começar o aterro -"Nos trechos onde haverá o engordamento, este trecho de praia será interditado, pois haverá uma movimentação de máquinas e tubulações. Estes trechos serão interditados, serão protegidos com uma cerca de tela. Depois, a cada 600 metros vai se mudando esta tubulação e se liberando aquele trecho para a população ter acesso a praia. Nas ruas e calçadão não haverá interdição" - concluiu rocha.  

Nenhum comentário: