quinta-feira, 16 de maio de 2013

Combate à homofobia é tema de encontro em Jaboatão

O município também vai apresentar o Núcleo da Diversidade Sexual, que vai intensificar ações voltadas para o segmento 

O dia 17 de maio é o Dia Internacional contra a Homofobia. Essa data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para marcar a data em que foi aprovada a retirada do código que classificava o homossexual como doente. Diante desse contexto, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, Política sobre Drogas e Juventude, vai promover um encontro, no auditório da sede da Prefeitura, em Prazeres, às 9h, nesta sexta-feira, para debater sobre essa temática. 

Na ocasião, a Secretaria vai apresentar o Núcleo da Diversidade Sexual, que será chefiado por Lucas Barros. “Esse dia é representativo para o movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT, no mundo. Neste dia, em 1990, a OMS declarou que ‘a homossexualidade não constitui doença nem distúrbio’. Com isso, a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). E Jaboatão não poderia deixar de comemorar os avanços na política LGBT no município”, destacou Lucas. A data foi oficialmente declarada em 1992. 

O objetivo do Núcleo, segundo Lucas Barros, é intensificar as políticas públicas voltadas para esse segmento. “Vamos construir um espaço de participação coletiva e democrática, visando o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a temática da Diversidade Sexual no município”, contou. Uma das ações que serão desenvolvidas pelo Núcleo será distribuir panfletos com orientações para a identificação do que é homofobia.

Em Jaboatão, as pessoas que sofrerem homofobia devem procurar as seguintes secretarias:
  • Secretaria de Políticas Sociais Integradas 
  • Secretaria Executiva de Direitos Humanos, 
  • Política Sobre Drogas e Juventude 
  • Gerência de Direitos Humanos 
  • Núcleo da Diversidade Sexual 
  • 3343-5399 / 3343-7711

Nenhum comentário: