sexta-feira, 19 de abril de 2013

Artigo de Opinião: basta chuvinha em Jaboatão que comunidades da Lagoa Olho D'água viram um caos

Por Herbert Fernandes

Com infraestrutura precária (para não dizer inexistente), basta uma chuvinha fraca para as comunidades no entorno da Lagoa Olho D'água, em Jaboatão, se transformarem num verdadeiro caos. A imagem ao lado feita pelo nosso blog mostra uma rua da comunidade de Santa Felicidade, em Candeias, com alagamentos, muita lama e esgoto a céu aberto. E este é só um exemplo da realidade e descaso com esta região, que concentra 1/3 da população de Jaboatão dos Guararapes, a segunda maior cidade do Estado de Pernambuco. 

Entra ano, sai ano e pelo jeito a promessa dos governantes de desenvolver o município é só balela. Melhoria e avanços na nossa cidade quase não existiram nos 15 anos em que vivo por aqui. Tudo continua exatamente do mesmo jeito: sem saneamento básico, sem ruas pavimentadas, sem planejamento, sem respeito ao meio ambiente e com uma gestão omissa e inoperante.

Com relação a verba para fazer as obras: Sim! Elas existem! Só para urbanizar a região do entorno da Lagoa Olho D'água, mais de 60 milhões foram liberados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desde 2008. Outros R$ 100 milhões também foram liberados este ano para a construção da Via Metropolitana Sul no entorno da lagoa, mas todo este dinheiro até agora não foi usado pelo governo do Estado, que argumenta que está desenvolvendo os projetos. Detalhe: há 5 anos estão planejando as ações. Quanta incompetência! 

E a prefeitura de Jaboatão? Não faz nada, não cobra, não desenvolver projetos, absolutamente nada! A omissão é total! Pela prefeitura de Jaboatão é melhor esconder os problemas da Lagoa Olho D'água, varrê-los para debaixo do tapete, mesmo que mais de 100 mil pessoas vivam no entorno desta, que é a maior lagoa de formação em restinga em área urbana no Brasil e, talvez, a mais abandonada também. 

Nenhum comentário: