terça-feira, 19 de março de 2013

Acontece em Jaboatão (19/03/2013)...

Alagamentos Marcos Freire - o leitor Johnny Lopes entrou em contato com o blog para reclamar dos alagamentos da entrada do Conjunto Marcos Freire, em Jaboatão. O leitor nos conta que os alagamentos estão acontecendo porque o manguezal ao lado da via de acesso a comunidade foi aterrado e não foi feito nenhum sistema de drenagem para a água da chuva escoar. Ele teme o início do inverno e pede que a prefeitura de Jaboatão tome uma providência.

Indefinição sobre o IFPE - continua sem definição se Jaboatão ganhará ou não a escola técnica do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O prazo para a prefeitura apresentar o terreno para construção da escola venceu dia 15 deste mês e os vereadores se recusaram aprovar o a doação de um terreno nas proximidades de Cavaleiro. A prefeitura do município agora tenta mais prazo junto ao Ministério da Educação (MEC) para achar outro terreno. Mas não há garantia de que o MEC conceda mais prazo, já que essa novela já vem rolando há quase 3 anos.

Aumento da violência -  Jaboatão está no ranking entre as 100 cidades mais violentas do Brasil. O município apareceu na 80ª posição em mortes por arma de fogo no relatório do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos. O problema é tão sério que em fevereiro deste ano o secretário estadual de Defesa Social, Wilson Damázio, demonstrou publicamente preocupação com o crescimento da violência no município, especialmente nos bairros de Piedade e Prazeres, e substituiu o comandante responsável pelo Pacto Pela Vida na região. Damázio anunciou ainda que neste mês estará realocando delegados especializados para atuarem em Jaboatão. 

Combate a hanseníase e verminoses - começou ontem (18), a campanha de combate a hanseníase e verminose nas escolas de Jaboatão. Mais de 36 mil crianças de 5 a 14 anos de idade, de 99 escolas municipais, estão sendo beneficiadas. A campanha consiste em orientar, diagnostica e tratar a hanseníase. Já o combate as verminoses está sendo feito através da administração de medicamentos. Importante esta ação, mas pena que as crianças serão re-contaminadas pelas verminoses, tendo em vista que Jaboatão continua sendo a 3ª pior cidade em saneamento do Brasil. É aquela velha história dos gestores encararem o problema superficialmente,  sem atacar a origem do problema, dando a falsa impressão de algo está sendo feito... 

Nenhum comentário: