terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Elias Gomes volta a criticar repasses do FPM e defende divisão dos impostos gerados em Ipojuca

Pólo Industrial  de Suape, Ipojuca

Mal das pernas em virtude da baixa arrecadação de impostos como o IPTU, além da diminuição dos repasses do governo Federal referente ao Fundo de Participação aos Municípios (FPM), Jaboatão está de olho nas riquezas geradas pelo Porto de Suape, na cidade vizinha Ipojuca. 

Em entrevista a Rádio Jornal agora pela manhã, o prefeito Elias Gomes (PSDB), criticou o que ele chama de concentração de investimentos em Suape e defendeu a distribuição da geração de impostos do pólo industrial com os municípios vizinhos: "Em Pernambuco temos o nosso pré-sal, Suape. Foram investimentos de 30 anos que deixaram de ir também para outros municípios, ficando concentrado apenas em Suape. Agora a receita fica só lá. Mas nós, restante dos municípios, também pagamos essa conta. É preciso fazer uma distribuição dos ganhos de Suape. Ipojuca, por exemplo, tem duas vezes o ICMS de Jaboatão por habitante", criticou Elias. 

Com relação ao FPM, Elias disse que as capitais recebem mais investimentos, mesmo que tenham menos habitantes que cidades que não são capitais. O prefeito citou o exemplo de Aracajú: "Aracaju, com 570 mil habitantes recebe um FPM 3 vezes maior que Jaboatão. Precisamos rever essas questões", declarou Elias. 

Obvio que Suape gerou uma maior demanda de investimentos em infraestrutura, trânsito, educação  saúde, etc de cidades vizinhas. Atualmente, grande parte das pessoas que trabalham em Suape moram em Jaboatão e esta questão da divisão dos impostos ainda vai gerar muita polêmica... mas a pergunta que não quer calar agora é: o que o prefeito de Ipojuca está achando de tudo isso? E você, concorda com essa divisão? 

Nenhum comentário: