terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sem fiscalização da prefeitura de Jaboatão, construtoras continuam depositando entulhos na Lagoa Olho D'água


Lixo retirado dos canais da cidade e jogado pela própria prefeitura de
Jaboatão nas margens da Lagoa, em 2011
A situação ambiental de Jaboatão é mais preocupante do que muitos imaginam. Além de termos míseros 2% de saneamento básico e a maior lagoa de formação de restinga do Brasil, a Lagoa Olho D'água, está quase desaparecendo em virtude do assoreamento, ainda precisamos conviver com os entulhos das construtoras, que são jogados em qualquer lugar da cidade.

Sem fiscalização ou qualquer controle por parte da prefeitura, que simplesmente fecha os olhos e ignora o problema, caminhões com toneladas de metralhas e lixo são depositados em terrenos baldios diariamente. Os locais mais visados são terrenos baldios nas margens da Lagoa Olho D'água, estrada da Muribeca e nas margens da BR 101 sul. 

Enquanto escrevo este post, por exemplo, mais um caminhão está descarregando entulhos na Lagoa Olho D'água. Mas a quem recorrer, se a prefeitura prefere ignorar tudo que acontece nesta terra de ninguém? No inicio deste mês informei a secretária municipal de desenvolvimento da cidade, Fátima Lacerda, do problema e ela me prometeu uma fiscalização na lagoa, o que nunca aconteceu. 

E enquanto temos sol e estamos livres dos alagamentos, a Lagoa Olho D'água segue esquecida, com o projeto de revitalização abandonado... Vamos ver quando começarem as chuvas. Ai sim, teremos muitos políticos prometendo que farão algo, como em anos anteriores, onde o prefeito Elias Gomes, para se livrar das críticas negativas, prometeu até a dragagem da lagoa e quando a chuva passou esqueceu da promessa...  

O que tenho a dizer é que este ano, nosso blog não vai perdoar. A previsão da meteorologia é de que tenhamos, no mínimo, 1000 mm de chuvas de maio a julho. É muita água...  

Estou muito triste com esta inoperabilidade dos governos estadual e municipal. Mas não ficará impune. Já estou me preparando, com a ajuda dos internautas, para mostrar e fazer a cobertura completa de todo o caos na zona sul de Jaboatão e na lagoa quando começar a chover. Vocês políticos que prometem e não cumprem que me aguardem! 


Nenhum comentário: