quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Jaboatão cai e Ipojuca passa a ter o segundo maior PIB de Pernambuco

Setor industrial de Jaboatão houve desaceleração em comparação a Ipojuca. Já setor terciário (comércio e serviços) de Jaboatão se manteve na segunda posição

A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - CODEPE/FIDEM, em parceria com o IBGE, divulgou ontem um estudo de estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios de Pernambuco. E como muita gente já previa, Jaboatão perdeu a 2ª posição do município com o maior PIB do Estado. Impulsionada pela riqueza gerada pelo Pólo Industrial de Suape, Ipojuca ocupa agora a 2ª posição no ranking,  Recife a 1ª posição e Jaboatão aparece em 3º.

De acordo com o levantamento, apesar da arrecadação de Jaboatão ter aumentado R$ 1,07 bilhões entre os anos de 2009 e 2010, o município teve uma queda de 0,5 pontos percentuais em relação a arrecadação de Ipojuca, o que provocou sua queda para terceira posição. O estudo aponta ainda que a queda de Jaboatão no ranking se deu pela forte atividade industrial na cidade vizinha Ipojuca, impulsionada pelo porto de Suape, que influenciou também o aumento do setor de transportes e comercial do município vizinho. 



Ainda de acordo com o levantamento, em 2010, o setor industrial de Jaboatão dos Guararapes correspondia a 11,2% da economia do Estado de Pernambuco, com atividades que englobam indústria de transformação (alimentos, bebidas, produtos químicos, produtos de metal e materiais elétricos), além da construção civil. Já setor industrial de Ipojuca teve participação de 11,3% no PIB do Estado e do Recife 23,2%.

Já o setor de serviços, Jaboatão continuou em segundo lugar, representando 8,3% da atividade econômica do Estado baseada neste setor, com atividade que englobam o comércio, administração pública, aluguéis e serviços prestados. Ipojuca ficou com 7,5% da participação do Estado e o Recife liderou, com 34,2%. 

CONFIRA O ESTUDO DETALHADO:





Nenhum comentário: