segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Sem apoio tucano, secretário exonerado do PV não conseguiu fazer nada pelo meio ambiente de Jaboatão


Ermírio Rego Barros, secretário exonerado em Jaboatão
Com perfil conciliador e com boas ideias, o secretário municipal de meio ambiente de Jaboatão exonerado na semana passada, Ermírio Rego Barros (PV), não conseguiu trabalhar em prol do meio ambiente. Sem recursos financeiros e com uma secretaria de meio ambiente sucateada, Ermírio carregou nas costas uma secretaria de fachada, que servia mais para cabide de empregos do que para cuidar dos nossos recursos naturais. 

Quando assumiu em fevereiro de 2011, após a exoneração misteriosa do antigo secretário, Márcio Mendes (também do PV), Ermírio tinha dois objetivos principais: acalmar os ânimos dos membros do PV municipal  (na época em crise) e tentar executar um projeto de governo sustentável dentro da gestão tucana. 

De início, Ermírio conseguiu acalmar as constantes crises entre membros do partido e ficou decidido, após inúmeras negociações (principalmente de cargos) que o PV continuaria apoiando o prefeito Elias Gomes (PSDB). Mas foi na parte de gestão que a administração de Ermírio deixou a desejar. Sem recursos, o secretário não conseguiu colocar projetos em prática. Até mesmo fiscalizar o município foi tarefa difícil, já que a secretaria de meio ambiente possuía (e possui até hoje) apenas 16 guardas ambientais, que trabalham em esquema de revezamento

Com boa relação com o prefeito, não foram poucas as vezes que Ermírio solicitou a Elias Gomes recursos para a secretaria municipal de meio ambiente, mas os recursos nunca chegavam. Para manter a carruagem andando, restava ao secretário fazer parcerias com empresas privadas, que garantiram o mínimo de gestão, como algumas ações de educação ambiental em escolas e replantio de árvores em área urbana.

No início deste ano, Ermírio quis voar mais alto e, como apóio da secretária municipal de desenvolvimento das cidades, Fátima Lacerda, tentou colocar em prática um projeto ambiental na Lagoa Olho D'água, a "Casa da Lagoa", que tinha como objetivo levar a prefeitura para dentro das comunidades da maior e mais abandonada lagoa de Jaboatão e do Brasil, discutindo projetos e ações a serem implementadas nestas comunidades. 

Com dificuldade, já que o prefeito não liberava verbas para o meio ambiente, uma casa foi alugada nas margens da Lagoa Olho D'água (em Piedade) desde o início deste ano, mas o projeto ainda não foi colocado em prática e a casa nunca foi utilizada.

Ermírio também deixa a secretaria de meio ambiente sem ter conseguido concluir o projeto de contenção do avanço do mar na orla de Jaboatão, o único projeto ambiental que está caminhando em Jaboatão e que tem interesse em ser executado pelo prefeito Elias Gomes.

O PV na gestão tucana -  sem recursos, a secretaria de meio ambiente do PV servia apenas para empregar os verdes, que em 2008, apoiaram a primeira candidatura do prefeito Elias Gomes (PSDB). Em troca dos cargos, o PV passou apoiar a gestão tucana na câmara, tendo como líder o o vererador Pastor Edmilson (reeleito neste ano). Na época, quem estava a frente da secretaria era o advogado Márcio Mendes, exonerado em 2011 sem grandes explicações. 

Em 2009, graças ao fenômeno Marina Silva, o PV ganhou força e prestígio dentro do governo Elias Gomes. Para os tucanos, ter um partido que defendesse a sustentabilidade como aliado, numa época em que meio ambiente estava na moda, era unir o útil ao agradável. Mesmo o meio ambiente não sendo uma prioridade para a atual gestão tucana, o prefeito Elias Gomes conseguiu com a aliança PV/PSDB dar a impressão que o "Jaboatão da mudança" estava preocupado com as questões ambientais.

Os anos seguintes se passaram, Ermírio Rego Barros assumiu a secretaria municipal de meio ambiente e tudo continuava do mesmo jeito: uma secretaria inoperante, cabide de empregos, sem recursos, sem projetos e sem ser prioridade dentro da gestão de Elias. Pouco, quase nada foi feito e hoje o meio ambiente de Jaboatão continua desprotegido, sem perspectivas de melhoras... Nos resta agora aguardar para ver se a gestão tucana dará a importância que o meio ambiente necessita, ou se vão continuar plantando ilusões de algo está sendo feito, quando na verdade, tudo continua do mesmo jeito.


Nenhum comentário: