terça-feira, 18 de setembro de 2012

Crítica: O sofrível debate dos candidatos de Jaboatão na TV Nova Nordeste


Desinteressante. Esta palavra resume o debate promovido ontem pela TV Nova Nordeste com os candidatos a prefeito de Jaboatão. Com duração de quase 3 horas, o debate não conseguiu explorar as propostas dos candidatos, que abordaram temas como educação, saúde, turismo e meio ambiente, mas da forma mais superficial possível. 

Com o sinal de transmissão sofrível da TV Nova Nordeste em Jaboatão, o telespectador acompanhou um debate frio, com candidatos pouco agressivos e sem propostas definidas. Logo no primeiro bloco, a emissora pecou no formato e convidou 2 estudantes de comunicação para fazerem as perguntas aos candidatos. Sem muita desenvoltura, os estudantes que nem eram de Jaboatão (um era de Camaragibe e outro de Vitória de santo Antão), se atrapalhavam nas perguntas, cansando os telespectadores e deixando o debate com ares de amadorismo.

A ausência de Elias Gomes (PSDB) também foi sentida. Líder nas pesquisas de intenção de voto, o tucano se recusou a participar do debate promovido pela TV Nova NE. Em nota enviada a imprensa horas antes do debate, a assessoria do tucano questionou a isenção da emissora e salientou que Elias Gomes não participaria de um debate na emissora do adversário (a TV Nova NE é de propriedade de Pedro Paulo, vice de Cleiton Collins - PSC, principal concorrente de Elias). 

Outro ponto que chamou atenção dos telespectadores foi  o atraso de César Ramos (Psol), que só entrou no segundo bloco do programa. Para justificar a ausência no 1ª bloco, César disse ter ido ao debate de ônibus e ter se atrasado com o trânsito.

Já com Ramos no estúdio, o debate se estendeu frio nos blocos posteriores. Nem mesmo quando um candidato começou a perguntar ao adversário a coisa esquentou. As propostas continuavam frias, falava-se de saúde, educação, melhoria do meio ambiente, mas ninguém dizia como faria as mudanças, onde conseguiriam recursos. Perderam tempo criticando a atual gestão, abordando questões do senso comum, defendendo a diminuição do IPTU e contraditoriamente criticando o aumento da dívida do município.

Apesar dos vários erros na produção do debate, a TV Nova Nordeste até tentou, mas um debate não depende apenas da emissora, mas da qualidade dos candidatos, que desta vez, deixaram muito, mais muito a desejar.


Candidatos que participaram do debate:

César Ramos (Psol)
Cleiton Collins (PSC)
Eliezer Costa (PPL)
Fernando Rodovalho (PRTB)
Paulo Bartolomeu (PRB)
Paulo Varejão


Nenhum comentário: