quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sem nenhum teatro no município, mostra do teatro de Jaboatão acontecerá de forma "improvisada"


A XIII edição da Mostra de Teatro de Jaboatão - Mosteja - acontecerá mais uma vez de forma improvisada. Sem nenhum teatro público ou privado em Jaboatão, os atores terão que encenar os espetáculos em uma tenda de circo que será armada na frente da prefeitura. Outras apresentações serão na rua mesmo, em frente a Casa da Cultura.

Apesar de muita gente não saber, Jaboatão possui um teatro municipal, o Cine Teatro Samuel Campelo, localizado na parte antiga da cidade e que começou a ser construído em 1909. Após seus dias de glória, o teatro foi desativado em 2000, pois não recebeu qualquer manutenção desde a década de 50. Em 2009, a atual gestão começou uma reforma, que se arrasta até hoje sem conclusão. 

A falta de estrutura física não limitou os atores do município, que são talentosos, aceitaram o desafio e deverão fazer mais uma mostra de teatro na base do improviso. Mas, sem sombra de dúvidas, tal falta de estrutura física, mostra como Jaboatão, a segunda maior cidade de Pernambuco, ainda é pobre culturalmente e pouco incentiva a arte.

E enquanto o município pouco investe em cultura e vai nos entregar mais uma Mosteja improvisada, só para dizer que fez, finalizo este post com uma frase reflexiva do escritor ensaista francês, Joseph Joubert: "Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não tem pés." 



A Mostra de Teatro de Jaboatão acontecerá entre os dias 25 a 28 de outubro. A programação ainda não foi divulgada.

Nenhum comentário: