quarta-feira, 25 de julho de 2012

Licitação para contratar a empresa que fará a engorda da orla de Jaboatão foi aberta hoje

Previsão é que anuncio da empresa vencedora seja feito no dia 13 de agosto. Moradores terão que convier mais um ano com a maré forte do mês de agosto

O mês de agosto, conhecido por ter fortes ventos e mar mais agitado começa já na próxima semana e com ele a preocupação dos moradores da orla de Jaboatão com o avanço do mar. Em alguns trechos, o mar avançou tanto que muros de prédios e residências foram derrubados em agosto do ano passado. De lá pra cá, a prefeitura de Jaboatão veio tentando colocar em prática sem sucesso o projeto de contenção do avanço do mar e engorda da praia.

A prefeitura justifica o atraso, diz que o projeto elaborado pela empresa americana Coastal Planning, já está pronto e que a demora na execução se dar pela burocracia dos órgãos de defesa ambiental, como CPRH e ITEP, que não liberaram as licenças ambientais na velocidade que a prefeitura desejava - "Nós já temos os recursos e o projeto. Estava faltando apenas o ITEP liberar o estudo de impacto ambiental. A boa notícia é que estes estudos foram liberados hoje e já vamos começar a contratar as empresas que farão a obra" - disse o prefeito Elias Gomes durante coletiva em meados do mês passado e que nosso blog noticiou com exclusividade. 

Apesar da obra não ter saído na velocidade a qual os moradores desejavam, a boa notícia é que finalmente a abertura do processo de licitação para contratação da empresa que fará a obra foi anunciado hoje. De acordo com a prefeitura de Jaboatão, duas empresas estão concorrendo: a Construtora OAS e a Construtora Van Oord, de bandeira holandesa. A previsão é de que até o dia 2 de agosto sejam avaliados os dados legais, a exemplo da documentação das empresas, e que o resultado da análise das propostas seja conhecido logo depois, no dia 13, com o anúncio da empresa vencedora. O início das obras não foi divulgado, mas se tratando de uma licitação, podemos esperar pelo menos mais 3 meses. 

A obra:

As obras de contenção do avanço do mar preveem o engordamento artificial da faixa de praia, que em alguns locais já se restringe a espaços de edifícios e outros imóveis. A empresa norteamericana Coastal Planning Engineereing do Brasil (CPE) desenvolveu um projeto executivo que aponta para a necessidade da utilização de 600 mil m³ de areia, o equivalente a 60 mil caminhões-caçamba.

A execução dos serviços está estimada em mais de R$ 39 milhões, recursos do Governo Federal. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, firmou convênio que destina R$ 13 milhões para contenção do avanço do mar.

Para os serviços de engorda da orla, um navio com um equipamento do tipo aspiradora, que pode trabalhar em movimento, fará a retirada da areia do mar da cidade do Cabo de Santo Agostinho. Posteriormente, o navio se deslocará com este material para uma área próxima ao local que receberá a engorda e um rebocador transportará a areia até a beira-mar. Para espalhar a areia, será utilizada uma retroescavadeira. A distância entre a jazida e a praia de Piedade é de 14 quilômetros.

Com os trabalhos concluídos, a faixa das praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, passarão a ter aproximadamente 40 metros de largura.
 



Nenhum comentário: