quarta-feira, 18 de julho de 2012

Eleições 2012: quais candidatos dominam a internet em Jaboatão?

O acesso cada vez maior do cidadão a rede mundial de computadores vem transformando as relações sociais e a forma de como os debates acontecem no nosso pais. Hoje, discussões de temas relevantes começam geralmente na rede, para só depois caírem na boca das massas. Num universo que mal começou mas já se revela cheio de possibilidades, os políticos estão usando e abusando da ferramenta internet nas campanhas deste ano. 

De acordo com o Censo 2010, dos quase 200 mil domicílios existentes em Jaboatão,  55 mil (27,7%) já tem acesso a internet. Um número significativo de eleitores, que os partidos e candidatos não abrem mão.

Inspirado numa matéria do Gazeta Nossa que aborda este universo, nosso blog resolveu fazer um levantamento e descobrir qual candidato a prefeito de Jaboatão nesta eleição é o mais popular nas redes sociais. Vamos a análise dos principais candidatos:

Cleiton Collins (PSC) - em número de amigos no Facebook, o pastor deputado Cleiton Collins está dominando. O deputado tem 5.105 mil amigos apenas nesta rede social. Já no Twitter, o deputado não é tão popular e possui apenas 290 seguidores. Collins possui ainda um web site, pouco atualizado.

Prós - grande número de amigos no Facebook facilita a comunicação com os eleitores.

Contras - boa parte desses amigos são vinculados a igreja e não são eleitores de Jaboatão. Outro ponto contra o deputado é a falta de atualização da página, tanto do Facebook, quanto do Twitter. O deputado também não interage com o internauta. Falta ainda maior mobilização e divulgação dessas páginas na rede. Outro detalhe que vai contra Collins é que a página do Facebook já atingiu o número máximo de amigos e novos seguidores não podem adicioná-lo. Outro ponto contra é que Collins não usa o Twitter desde outubro de 2010. No quesito identidade visual o deputado também está reprovado.


Elias Gomes (PSDB) - Em número de amigos no Facebook, o candidato Elias Gomes possui uma página oficial, onde 1.441 pessoas já curtiram. Já no Twitter, o candidato possui 746 seguidores. Elias possui ainda um blog e perfil no Youtube.

Prós - todos os perfis são atualizados diariamente e a maior parte dos seguidores são eleitores de Jaboatão. Outro ponto que vai a favor do tucano é que ele próprio atualiza os perfis do Twitter e Facebook (quando não pode sua equipe faz, mas sempre deixando claro quando a atualização é feita pela equipe ou por Elias). O blog de Elias também é atualizado com frequência e contém muitas informações, entrevistas e vídeos. Outro ponto a favor do tucano é a mobilização dos jovens do PSDB na internet, que acabam divulgando e semeando o conteúdo da campanha. No quesito identidade visual, Elias Gomes vai bem, com todas as imagens, logomarcas, etc. padronizadas.

Contras - O número de seguidores no Facebook é inferior ao de Collins. É preciso explorar mais o Facebook.

César Ramos (Psol) - por ser o candidato mais jovem, César Ramos é o único que sabe explorar bem os recursos da internet, praticamente sem custo. No Facebook, César vence Elias Gomes e tem 1.693 amigos. Já no Twitter, César tem 249 seguidores. 

Prós - a campanha do socialista é espontânea e tem adesão natural dos jovens. O conteúdo das postagens é sempre atualizado e postado por César, que interage sempre com os internautas e eleitores. Boa parte dos seguidores de César são de Jaboatão. No quesito identidade visual César também está aprovado, pois apresenta peças simples, mas visualmente interessantes e adequadas para a internet. 

Contras - Na internet o candidato vai super bem, mas pode pecar se não expandir a discussão, na mesma intensidade, para as ruas. César precisa ainda utilizar mais o Twitter.

Elizer Costa (PPL) - o candidato Eliezer Costa também sabe utilizar bem as redes sociais. No facebook, o candidato possui 580 amigos, a maior parte de Jaboatão. Já no Twitter, Eliezer não vai tão bem e possui apenas 45 seguidores. Eliezer possui ainda um web site e perfil no Youtube.

Prós - por ser um vereador de oposição ao atual governo, Eliezer sempre posta conteúdos atualizados, tanto no seu web site, quanto no Facebook. O candidato também interage bastante com os internautas no Facebook e a maior parte dos seus seguidores ou amigos são de Jaboatão.

Contras - pouca utilização do Twitter, que foi praticamente abandonado pelo candidato. Outro ponto negativo que pesa contra Eliezer são os constantes erros de português no conteúdo postado. Errar todo mundo erra, mas a frequência de erros gramaticais do candidato extrapola os limites do tolerável. 

* os números deste post tem como data de referência o dia 18/07/2012, às 11h55. Todos os dados apresentados neste post podem sofrer alterações após esta data.

Nenhum comentário: