quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ajuste financeiro: Prefeitura de Jaboatão suspende antecipação de 13º salário e adia férias de servidores

Contudo, município garante que pagamentos de salários não serão afetados por corte de gastos

Por Ana Cláudia Eloi, do Diário de Pernambuco

A Prefeitura de Jaboatão publica, nesta quinta-feira, no Diário Oficial do município uma série de medidas de contenção de gastos que afetará em cheio os festejos juninos da cidade e o bolso dos servidores. Em pleno ano eleitoral, a festa de São João, orçada em R$ 1,2 milhão, foi cancelada; o adiantamento da primeira parcela do 13º salário foi suspenso; e não haverá concessão de férias, até segunda ordem. A prefeitura garante, no entanto, que os salários não serão afetados.

Segunda a assessoria de imprensa de Jaboatão, o corte de gastos ocorreu em função da crise financeira mundial que repercute em todo o país. Outro argumento usado é que houve redução por parte do governo federal na transferência de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além da queda na arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadoria (ICMS). De acordo com a prefeitura, as medidas de contenção de gastos foram tomadas para não prejudicar o plano de ação nas áreas de saúde, assistência social e o plano de obras.

Representantes da prefeitura se reuniram, nesta quarta-feira, com o Sindicato dos Servidores de Jaboatão para discutir o assunto. Segundo o presidente do sindicato, Silas Ferreira, o município alegou que houve redução na arrecadação, mas dados do Portal da Transparência não apresentam qualquer diminuição financeira do município. “A prefeitura passou um requerimento para saber dos servidores quem queria o adiantamento do décimo. A dez dias do pagamento, depois que muitos funcionários fizeram empréstimos nos bancos por conta da expectativa do adiantamento, a prefeitura informou que não iria liberar o recurso por problemas financeiros. Eles também cancelaram as férias. Ficamos de ter outra reunião na próxima terça-feira, vamos aguardar”, informou.

Nenhum comentário: