quarta-feira, 13 de junho de 2012

Censo 2010 - 23% da população de Jaboatão possui problemas de visão


De acordo com dados do Censo 2010, publicados recentemente pelo IBGE, cerca de 23%* da população de Jaboatão possui algum problema na visão. 

De acordo com os dados coletados, 18,9% da população (quase 129 mil pessoas) informaram ter algum grau de dificuldade para enxergar. Outros 4,2% (pouco mais de 28 mil pessoas) informaram ter grande dificuldade de visão. A quantidade de pessoas que perderam completamente a visão em Jaboatão é de 1.458 indivíduos.

Os dados do Censo 2010 contrastam com a deficiência de oferta de atendimento de saúde na área oftalmológica no município. Hoje, Jaboatão não possui centro médico de referência na prevenção de doenças relacionadas a visão. Atualmente o atendimento é feito através de um convênio que a prefeitura do município tem com a Fundação Altino Ventura.  Os pacientes reclamam que a oferta de oftalmologistas é pouca, apesar da demanda ser gigante.

Esta semana a prefeitura de Jaboatão liberou mais de R$ 1 milhão para reforçar o atendimento.  Mesmo assim os valores ainda são insuficientes e a população continua reclamando do serviço ofertado.

* cálculo considerando uma população total de 680.000 habitantes.

Nenhum comentário: