quinta-feira, 28 de junho de 2012

CEHAB continua tendo problemas com cadastramento de moradores que serão retirados da margem da lagoa

Raio de 100 a 200 metros da lagoa Olho D'água é considerado área de proteção ambiental e será desapropriado

A Companhia Estadual de Habitação - CEHAB -  continua tendo dificuldades com o cadastramento da população que deverá ser removida das áreas invadidas nas margens da Lagoa Olho D'água, em Jaboatão. O órgão estadual vem fazendo o cadastramento desses moradores desde 2009 e mais de 1300 famílias já foram cadastradas.

São vários os problemas, que vão desde ausência de moradores nos dias do cadastro, novas ocupações e até mesmo fraudes de espertinhos que querem ganhar mais de um apartamento e para isso forjam novas construções dentro de um mesmo terreno para tentar enganar o Estado.

Cícera Maria, líder de uma comunidade na lagoa conhecida como Buenos Aires, esteve ontem na CEHAB. Ela  continua tentando incluir moradores antigos que estavam ausentes no dia do cadastramento - "Muitas pessoas que moram na nossa comunidade há mais de 10 anos não estão sendo beneficiadas porque não estavam em casa no dia em que o cadastramento passou. Estou tentando resolver esses casos" - explica ao nosso blog.

O cadastramento feito pela Cehab tem como objetivo impedir novas invasões, já que as mais de 1300 famílias que serão retiradas da lagoa serão contempladas com apartamentos de interesse social (300 já foram entregues e a previsão é que o restante sejam entregues ainda este ano). 

Mas como as obras de urbanização da lagoa se arrastam há 4 anos e sequer começaram, mesmo com todos esses critérios, novas invasões surgem visando as indenizações e dificultando todo o processo. Sabendo disso, a CEHAB segue dura nos critérios e investiga caso a caso, tornando o processo lento até mesmo para os que agem de boa fé.

Nenhum comentário: