quarta-feira, 4 de abril de 2012

Opinião: Movimento Muda Jaboatão - O todo é mais importante que as partes

Por Djalma Júnior

Passei um período sem postar, por motivos acadêmicos, apenas observando a atual conjuntura da política de Jaboatão e esse movimento chamado "MUDA JABOATÃO". A proposta inicial do movimento parecia interessante, que era formar um bloco de coalizão onde se pudessem somar forças para a disputa com o prefeito Elias Gomes na próxima eleição. Em tese, algo inédito no município, porém, a vaidade prevaleceu. 

O primeiro ponto negativo do "Muda Jaboatão" é o fato de componentes quererem ser maiores que o movimento. O grupo é composto por integrantes (e não são todos) extremamente personalistas e nesses casos buscam espaço dentro do grupo para interesses pessoais. Isso é péssimo!

Outro ponto negativo é: em pleno século XXI, com a internet e a globalização em voga, as pessoas ainda se utilizarem de um discurso retrógrado do bairismo - "Ah não pode ter reunião em Recife, só em Jaboatão!" ; "Fulano de tal é um Forasteiro"... 

Gente, hoje com a internet não existe mais fronteiras, quanto mais entre Recife e Jaboatão, que são municípios adjacentes. " Filho da Terra para mim é Gogo". Esse é um discurso que não mais funciona. O importante é o sistema da meritocracia. Alguns vão ao extremo de dizer "Eu não me sento com fulano". Isso é até uma deselegância e cada um que olhe primeiro o seu traseiro para depois olhar o do seu companheiro. Nem sempre ele está limpo. 

Acho que esse movimento deveria ir à imprensa, principalmente os ex-prefeitos e pessoas que participaram de mandatos anteriores e dizer o seguinte: “Jaboatão está desse jeito também por culpa nossa, pois participamos das gestões, tivemos erros e acertos, pedimos desculpas à sociedade pelos erros e iremos unidos, vença quem vencer, tendo experiência de gestão e conhecendo a máquina, corrigir nossos erros. Pedimos à sociedade uma segunda chance!" Mas a vaidade não deixa!

Deixo um recado a alguns integrantes da frente: Jaboatão é muito mais importante que vocês!

Djalma Júnior é Tecnólogo em Sistemas de Gestão Ambiental e editor do Blog Conexão Meio Ambiente

Nenhum comentário: