segunda-feira, 16 de abril de 2012

Meteorologia prevê inverno ameno este ano no litoral do Nordeste

Transbordamento da Lagoa Olho D'água em 19 de abril de 2011

19 de abril de 2011. A forte chuva que caiu em Jaboatão deixou centenas de pessoas desabrigadas. Mais uma vez, a Lagoa Olho D'água transbordou e toda a zona sul de Jaboatão se transformou num caos. Um ano após o desastre, provocado pelo grande volume de chuvas aliado a falta de infraestrutura, parece que neste ano a situação será diferente. É que diz o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, que afirma que existe 75% de probabilidade das chuvas este ano ficarem dentro ou abaixo do normal.

O volume de chuvas acumulado previsto para os meses de maio, junho e julho deve ficar em torno de 700mm, entre litoral do Rio Grande do Norte e Alagoas. Já entre os meses de agosto e outubro, as chuvas não devem ultrapassar os 200mm. 

De acordo com o CPTEC, o baixo volume de chuvas no litoral nordestino este ano é provocado pelo fenômeno La Ninã, que é o resfriamento anormal no Oceano Pacífico.

Ações preventivas - apesar da "pouca" chuva prevista para este ano no litoral do Nordeste, a prefeitura de Jaboatão anunciou no final de março a Operação Inverno 2012. Estão sendo investidos mais de R$ 52 milhões em várias obras, como limpeza de canais, pavimentação de ruas, drenagem, contenção de encostas e ações preventivas da defesa civil. 

Na zona sul de Jaboatão, por exemplo, todos os 10 canais que desembocam na Lagoa Olho D'água foram limpos. A prefeitura também fez a limpeza parcial do Canal de Setúbal, no trecho que margeia a lagoa, entre Piedade e Barra de Jangada. 

O que ainda estar deixando a desejar é o sistema de drenagem de algumas ruas, como a Jangadeiro, em Candeias. Na referida rua, famosa pelos seus inúmeros alagamentos durante o inverno, o sistema de drenagem de um trecho da rua não foi recuperado, o que está já está provocando alagamentos até com 30 minutinhos de chuva.  Além disso, o nível da Rua Jangadeiro foi aumentado, deixando vários imóveis abaixo do nível da rua. E isso pode ser um problema neste inverno se a drenagem não funcionar...

Outra crítica que o blog precisa fazer é com relação as obras da Rua Nossa Senhora do Loreto. A prefeitura está executando obras na rua desde meados do ano passado, mas ainda não as concluiu. Apenas metade da rua ganhou drenagem nova, entre a Igreja do Loreto e a Av. Ayrton Senna (obras parcialmente concluídas). O restante da rua, mais perto da lagoa, as obras ainda não começaram. A pergunta que não quer calar: como a água vai escoar para a lagoa se a drenagem do final da rua (mais perto da lagoa) não foi sequer iniciada? Vai entender...


Nenhum comentário: