quarta-feira, 25 de abril de 2012

Jaboatão inicia campanha de prevenção e combate a hipertensão arterial

 Imagem: Márcio Santana (Divulgação)
A secretaria de Saúde de Jaboatão estará lançando a partir das 8h desta quinta-feira (26) uma campanha de prevenção e combate a hipertensão arterial. O lançamento será no bairro de Curcurana e ocorrerá simultaneamente em todas as Regionais do município.

Com o tema "Quem cuida da pressão tem bom coração", a campanha contará com diversas atividades, como palestras, serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação antropométrica com índice de massa corpórea, orientações nutricionais, distribuição de material educativo, exibição de vídeos, entre outros. Idosos, hipertensos, diabéticos, crianças, adolescentes e adultos são o público alvo da campanha. 

A secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Gessyanne Paulino, conta que o objetivo desta ação é fazer com que a sociedade fique atenta e saiba como lidar com a enfermidade. “A doença é facilmente detectada, mas por não apresentar sintomas sua presença é desconhecida por metade dos doentes. Em muitos casos, ela só é diagnosticada depois de um infarto do miocárdio ou de um acidente vascular cerebral. Com a campanha, temos como expectativa a redução no número de casos no município”, avaliou.


DOENÇA

A hipertensão arterial (HTA) é conhecida popularmente como pressão alta. Ela é causada pelo aumento da pressão arterial e pode aparecer em qualquer indivíduo. No entanto, há fatores considerados de risco, como a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, dentre outros motivos. O índice de incidência aumenta com a idade, apesar de também ocorrer na juventude. A prevalência estimada de hipertensão no Brasil é de quase 30% da população.

Nenhum comentário: