quarta-feira, 28 de março de 2012

Por falta de fiscalização, área desapropriada na Lagoa Olho D'água volta a ser invadida

Terreno desocupado na Lagoa Olho D'água voltou a ser invadido no início deste ano

Em setembro do ano passado, as primeiras 320 famílias das comunidades de Buenos Aires e Olho D'água foram retiradas das margens da Lagoa Olho D'água, em Jaboatão. Essas famílias ganharam apartamentos de interesse social, localizados no bairro de Cajueiro Seco. 

As antigas casas, muito próximas da lagoa e em área sujeita a alagamentos, foram derrubadas pela prefeitura. Mas como não existe fiscalização, novas invasões começam a surgir, o que pode atrasar ainda mais o início da urbanização da lagoa, previsto para começar no segundo semestre deste ano.

Na comunidade de Olho D'água (em Candeias), dezenas de famílias voltaram a invadir um terreno nas margens da lagoa. Vários barracos de madeira foram construídos por lá. Os invasores dizem estar conscientes de que a área não pode ser habitada novamente, mas muitos afirmam que só saem de lá se forem indenizados.

De acordo com a Companhia Estadual de Habitação - CEHAB -  a fiscalização está sendo feita em parceria com a prefeitura de Jaboatão e que todos os locais estão sendo monitorados para evitar novas invasões (nosso blog não viu nenhuma fiscalização...). A CEHAB disse ainda que todas as famílias que vivem nas margens da lagoa já foram cadastradas e que a desocupação acontecerá nos trechos que sofrerão as primeiras intervenções. A CEHAB não informou quais são estes trechos. 

Até o segundo semestre deste ano, o Governo do estado pretende retirar outras 1054 famílias das margens da lagoa. Elas serão contempladas por apartamentos de interesse social. 

Nenhum comentário: