terça-feira, 27 de março de 2012

Moradores reclamam da falta de manutenção na orla de Jaboatão

Avanço do mar na orla de Piedade, em Jaboatão

Os moradores da orla de Jaboatão reclamam da falta de manutenção da praia.  Com o avanço do mar, a prefeitura construiu em 2009 um muro de pedras no trecho mais crítico, na praia de Piedade. Desde então, de acordo com moradores, as escadarias e o próprio muro emergencial, não receberam qualquer manutenção.

Os moradores reclamam que o trecho mais crítico está localizado em frente ao edifico Vila Alda. Eles nos contam que neste trecho o mar já avançou mais de 30 metros, derrubando 5 postes de iluminação que nunca foram recolocados no lugar ou substituídos - “Estamos convivendo com o medo e a insegurança. A água já chegou a destruir pedaços do muro do nosso prédio, sem falar que não sabemos se a fundação pode ser comprometida ao permanecer em contato com o mar”, desabafou Mário Batistella que é proprietário de um imóvel no edifício Vila Alda.

O secretário da Associação de Moradores da Orla de Jaboatão (Amo Orla), José de Araújo, reclama da demora das realização da obra de engorda da praia. De acordo com  Araújo, o edital de licitação das obras já foi assinado pelo prefeito desde do último dia 9, mas as obras estão demorando a começar - "Ocorre que a gente vai enfrentar mais um período de maré alta e essas obras não vão estar prontas até lá. Até hoje, não tivemos serviços de manutenção na proteção emergencial (muro de pedras) que foi feita no primeiro ano da atual gestão municipal"- reclama. 

Sem manutenção, escadarias da orla oferecem risco aos frequentadores
Outra queixa frequente dos moradores é com relação a falta de iluminação pública - “Estamos completamente esquecidos. A orla está sem manutenção, iluminação, enfim, está abandonada.  Os frequentadores da área estão sem acesso à praia, visto que as escadarias de madeira instaladas pela prefeitura já foram destruídas pela ação do mar" - reclama Almacchio Coelho, morador do edifício Príncipe do Ferrara, localizado na orla de Candeias .

Nosso blog entrou em contato com a prefeitura de Jaboatão para saber quais providências deverão ser adotadas. De acordo com a assessoria de imprensa, antes do início das obras de contenção do avanço do mar, que tem previsão de início em junho deste ano, o Governo Municipal está executando ações preventivas, como a colocação de pedras em alguns trechos, para diminuir o avanço da água. A prefeitura informa ainda que os locais em risco estão sendo monitorados e, de acordo com a necessidade, serão realizadas ações emergenciais. 

Para minimizar os problemas em um trecho de Piedade, está em andamento a colocação de pedras, nas imediações do Hotel Dorisol. Já em relação ao edifício Vila Alda, em Candeias e o Príncipe de Ferrara, em Piedade, o município enviará técnicos para avaliar os casos dos muros que foram derrubados, assim como uma escadaria de madeira em Piedade. Sobre a falta de iluminação em um trecho de Candeias, os postes serão reimplantados após os trabalhos de engorda, para que não causem riscos à população.


Nenhum comentário: