quinta-feira, 15 de março de 2012

Em Jaboatão, cobrança de IPTU com endereço do Cabo de Santo Agostinho causa confusão nos moradores

Uma situação um tanto que inusitada está acontecendo com os moradores de Curcurana. A prefeitura de Jaboatão está cobrando o IPTU deste ano como se as residências (que são em Jaboatão) estivessem localizadas no Cabo de Santo Agostinho. A denúncia foi feita pelo morador Roberto Sabino, durante audiência pública que aconteceu hoje na Câmara de Vereadores de Jaboatão.

De acordo com o morador, o problema vem causando transtornos, pois eles utilizam o IPTU como comprovante de residência. Em virtude do erro, o morador já começa a ter dúvidas em qual cidade seu imóvel está localizado e teme ainda ter que pagar IPTU também na cidade do Cabo de Santo Agostinho.

Mas este não é um caso isolado e as reclamações referentes ao IPTU não param por ai. Vários moradores do município reclamam que recebem o carnê de pagamento com a rua ou número do imóvel errados  (isso acontece comigo, inclusive. Meu IPTU chega com o nome de outra rua e ninguém resolve, apesar de eu já ter tentado resolver algumas vezes). 

Outras denúncias são referentes a demora da prefeitura em trocar o nome do titular em caso de compra e venda. O morador de Piedade, William Bonnet, comprou um flat no hotel Golden Beach no ano de 2010. Desde o ano passado, deu entrada em toda papelada para colocar o IPTU no seu nome. Mas para sua surpresa, este ano o IPTU continua em nome da antiga proprietária - "É muito complicado, pois perderei tempo tendo que dar entrada nos papeis novamente. Como não sou brasileiro e a burocracia e aqui é muito grande, não sei mais como fazer" - reclama o morador. 

Situações como esta são cada dia mais comuns em Jaboatão. O vereador Robson Leite (PT) diz que este problemas acontecem por falta de organização na administração da cidade - "Fatos como esses, nos mostram o quanto esta cidade esta administrativamente desorganizada, além de contradizer o discurso do prefeito, de que o município melhorou muito na área administrativa em sua gestão. Acho que o prefeito pensa tanto na sua cidade natal (Cabo), que até resolveu cobrar o IPTU de lá ao povo de Jaboatão" - ataca.

O que nosso blog gostaria de saber é porque estes erros são tão comuns e difíceis de serem resolvidos. Chegam várias reclamações aqui no blog de moradores com problemas referentes ao endereço do IPTU. Como eu já adiantei, eu mesmo tenho este problema. E a burocracia para resolver é enorme. Está na hora da prefeitura começar a facilitar a vida do contribuinte e resolver este problema, afinal, é com o dinheiro do nosso IPTU que os administradores da nossa cidade são pagos. O blog espera uma resposta da prefeitura.




Nenhum comentário: