quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Prefeitura de Jaboatão não cumpriu promessa de abrir Rua Aniceto Varejão até a lagoa

Apenas um lado do canal que passa pela rua foi feito, mas pela iniciativa privada. Prefeitura de Jaboatão ainda não informou quando cumprirá a promessa de abrir a rua Aniceto Varejão até a Lagoa Olho D'água


Em meados do ano passado, a prefeitura de Jaboatão prometeu que abriria a Rua Aniceto Varejão, localizada no bairro de Piedade, até a Lagoa Olho D'água. A via foi interrompida na metade do percurso por construções irregulares e por um canal improvisado, ambos construídos há cerca de duas décadas. 

Na época em que fez a promessa de abrir a rua até a lagoa, a assessoria de imprensa da prefeitura de Jaboatão procurou o blog para dar a notícia. Na ocasião, tive uma reunião com o gerente de obras, Roberto Rocha, que confirmou que a via começaria a ser aberta ainda no mês de outubro do ano passado, o que não aconteceu. Outro detalhe curioso é  que a Rua Aniceto Varejão estava inclusa no milionário pacote de obras anunciado pela prefeitura de Jaboatão em julho de 2011.

Na semana passada, nosso blog esteve na Rua Aniceto Varejão e concluiu que quase nada aconteceu por lá. Apenas um lado do canal está sendo construído pela iniciativa privada (duas grandes construtoras que tem empreendimentos no local). Já o lado do canal que margeia a comunidade conhecida como "Espinhaço da Gata", que é obrigação da prefeitura, nada aconteceu, continua no abandono de sempre. O blog também não viu qualquer sinal de construção ou abertura de rua no local. As construções irregulares que bloqueiam a rua continuam no mesmo lugar e alguns moradores chegaram até a fazer reformas nos imóveis. 

Procurada pelo blog várias vezes, a prefeitura de Jaboatão não soube explicar por que as obras não haviam começado, já que os recursos para a obra existem. A assessoria ficou de averiguar e nos dar uma resposta concreta. Estamos esperando.

E qual a importância da Rua Aniceto Varejão?

Localizada na divisa entre os bairros de Piedade e Candeias, a Rua Aniceto Varejão é um dos principais acessos ao bairro de Dom Hélder. Se aberta até a lagoa, a rua contemplará milhares de moradores da lagoa e de comunidades como Jardim Piedade e Loreto. Duas grandes instituições localizadas na lagoa, o Movimento Pró-Criança de Piedade e a Escola José Rodovalho (uma das maiores de Jaboatão), também serão beneficiadas. 

A abertura, pavimentação e drenagem da Rua Aniceto Varejão também é de grande importância para o desenvolvimento urbano da zona sul de Jaboatão, tendo em vista que vários empreendimentos imobiliários gigantescos estão sendo construídos praticamente ao lado da via, que hoje não tem qualquer infraestrutura ou capacidade de receber os atuais ou novos empreendimentos imobiliários.

E cá pra gente, não dar pra ficar calado quando percebemos que a aquela região está "inchando" sem qualquer planejamento urbano. Não dar pra continuar cometendo os mesmos erros da passado, não é prefeitura de Jaboatão?

2 comentários:

Ricardo Lima disse...

Parabéns Hebert por não desistir. Cansei de pedir informações à Prefeitura sobre o porque dessa obra ainda não ter começado. Tenho diversos emails de assessores da prefeitura confirmando que as obras seriam concluídas rapidamente. É triste perder o pouco crédito que ainda depositávamos nessa administração. Saber que mais um inverno virá e a rua Aniceto será alagada novamente e seus moradores sofrerão. Só espero que o fdp do Elias não venha prometer novamente que irá resolver o problema, inclusive da dragagem, que já foi prometida diversas vezes.

Rafael disse...

Estou prestes a morar no empreendimento que estar fazendo ao lado da rua e fico preocupado com a chegada do inverno, pois nós iremos sofrer e o prefeito nada. prefeito SE LIGA!!No Cabo ele fez a mesma coisa fez saneamento proximo da eleição e se elegeu,não vamos deixar ele fazer isso aquii...