quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Pré-candidato do Psol não gostou do carnaval de Jaboatão

Jaboatão sem cultura própria

O Carnaval 2012 de Jaboatão recebeu apenas 37,5 % a mais que o PE FOLIA, que foi um evento privado, realizado em outubro do ano passado. Isso revela que o prefeito tem dado mais importância a uma festa pré-fabricada pela indústria da cultura que à maior manifestação popular do país. Segundo dados da própria prefeitura, foram gastos mais de 1,5 milhões em apenas dois dias do PE FOLIA, enquanto que para o Carnaval se investiu 2,4 milhões. Apenas Jaboatão investe, proporcionalmente, mais em um carnaval fora de época, que com o verdadeiro carnaval.

A nosso ver, eventos midiáticos como o “PE-FOLIA” não constituem a identidade cultural que desejamos para Jaboatão - por estar fundado na lógica mercadológica da cultura que objetiva, apenas, vender a cultura e o lazer como mercadorias para a população. Nós do PSOL, defendemos a cultura e o lazer como sendo um direto humano, por isso mesmo, um direito de todos. A cultura deve estar enraizada em elementos históricos que materializem significados sociais profundos. O “PE-FOLIA” é vazio desses significados e representa unicamente a política do “pão e circo” (ultimamente mais circo que pão).

Onde estão em Jaboatão as escolas de frevo, maracatu, as bibliotecas, teatros, cinemas, Pontos de Cultura, etc..? Infelizmente, quem não incentiva a produção de uma cultura local, está condenado a viver, apenas, consumindo a cultural de fora! É preciso fortalecer a cultura popular local. E isso se fará quando garantirmos que aqueles que fazem a cultura em nossa cidade possam, também, dela sobreviver. Há meses, atores locais consagrados aguardam receber os cachês de apresentações promovidos pela secretaria de cultura.

Esse parece ser o preço que temos que pagar por termos importado um prefeito que, além de ter trazido consigo uma legião de cargos comissionados do Cabo de Santo Agostinho, desprestigia o que é nosso para valorizar o que é de fora.
 
César Ramos
Pré-candidato a prefeitura de Jaboatão Pelo Psol

Um comentário:

fabio pinto disse...

Cesar
Não dá para cobrar nada deste pessoal, pois grande parte dos administradores se quer conhece o nomes dos bairros, quantas regionais tem na cidade, etc.. Que dirá conhecer os representantes da cultura de nossa terra.
Você esta querendo de mais, este pessoal só conhece banda de música baiana.