quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Praia limpa: Finalmente Jaboatão inicia trabalho de conscientização dos banhistas

 Ação Praia Limpa em Jaboatão - Imagem Divulgação
Fim de tarde em Jaboatão. Quem está acostumado a correr ou dar aquela caminhada básica no que restou da orla do município após o avanço do mar, já deve ter percebido que a sujeira deixada pelos freqüentadores da praia é algo assustador. Plástico, lixo, papel, garrafas de vidro e tudo que você possa imaginar é deixado na areia sem o menor constrangimento. Durante muito tempo este problema vem irritando freqüentadores e turistas, sem que a prefeitura tivesse adotado uma ação efetiva e permanente para conscientizar os mal educados. Mas parece que falta de ação do município finalmente chegou ao fim (pelo menos é o que esperamos). 

No último sábado (28/01), foi dado o pontapé inicial para educar aqueles que não cuidam da praia. Através de um trabalho de conscientização, utilizando o lúdico do teatro e da música, a prefeitura de Jaboatão começou uma campanha de abordagem nas areias da Praia de Piedade. De uma forma bem humorada, os atores chegavam nos banhistas, explicavam a importância de manter a praia limpa e distribuíam sacolinhas para que o lixo pudesse ser  descartado de forma correta.

“Com a chegada do verão, o quantitativo de pessoas aumenta nas praias e este projeto foi promovido para que os banhistas trabalhem em conjunto e preservem esta área de lazer natural”, enfatizou Shirley Barreto, coordenadora de Educação Ambiental do município. Ela ressaltou ainda que, a partir de março, serão realizadas ações educativas nas escolas municipais.

De acordo com a prefeitura, a ação deve permanecer durante todo o verão. Além dos banhistas, os comerciantes da orla também estão recebendo 20 sacolas e mais duas de 100 litros para o armazenamento final dos resíduos. No final do dia, todo o lixo armazenado de forma correta nas sacolas deverá ser recolhido pela equipe de limpeza. A prefeitura pretende ainda realizar avaliações todo final da tarde, para checar se a ação está dando certo. 

P.S do blog - Nosso blog ficou feliz com a iniciativa, mas sugere que ela seja ostensiva, pois não é fácil educar o povo mal educado, sem consciência... É necessário que esta ação seja diária, não esporadicamente. Outra sugestão é aumentar a quantidade de lixeiras na orla, deixando-as mais acessíveis aos banhistas e bem sinalizadas. Hoje, até existem algumas poucas lixeiras grandes, mas estão tão mal localizadas e sinalizadas que o povo nem percebe que existem. Vamos colocar mais lixeiras prefeitura! Fica a dica! Nosso blog vai continuar acompanhando esta ação.

Nenhum comentário: