terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mais de 150 mil pessoas não tem acesso a água tratada e encanada em Jaboatão

Apesar de ser a segunda maior cidade do Estado de Pernambuco, com quase 700 mil habitantes, Jaboatão dos Guararapes ainda possui uma das piores infraestruturas da Região Metropolitana do Recife. Além da falta de coleta e tratamento de esgoto, o que colocou o município entre os 10 piores do país, Jaboatão também tem dificuldade em oferecer água encanada e tratada à população.

Hoje pela manhã, durante evento do Trata Brasil que debateu a situação do saneamento na Região Metropolitana do Recife x Copa de 2014,  o presidente da Compesa, Roberto Tavares, explicou que mais de 150 mil habitantes de Jaboatão não possuem abastecimento d'água - "Fizemos este diagnóstico recentemente e descobrimos que mais de 150 mil pessoas não tem acesso a água encanada em Jaboatão. Essas pessoas, sequer, possuem canaletas que levem água até as suas casas. O maior problema está concentrado nas áreas pobres, que foram crescendo sem qualquer planejamento ou intervenção do município. Hoje, temos um enorme problema para resolver e estamos trabalhando para isso" - finalizou o presidente da Compesa, sem especificar o que será feito para reverter este quadro. 

Contudo, Roberto Tavares se comprometeu a receber nosso blog para detalhar as ações da Compesa em Jaboatão a curto, médio e longo prazo. 

Já o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento - SNIS (2009), indica que Jaboatão possui um déficit de 41,35% em abastecimento d'água. Em linguagem simples e direta, significa que quase metade da população não teria acesso ao liquido precioso, ou receberia de forma inadequada ou precária.

Nenhum comentário: