sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Acontece em Jaboatão (28/10/2011)...

Avanço do mar - o problema com o avanço do mar em Jaboatão começa a tomar proporções preocupantes. Esta semana, a maré subiu tanto em alguns trechos que levou jardins e coqueiros onde outrora as ondas não chegavam nem perto. A erosão já começa a destruir o muro de alguns prédios e chegar nas imediações da igrejinha de Piedade, onde não existia problema de erosão até o mês passado. 

E a solução? -  a prefeitura de Jaboatão diz que parte dos R$ 50 milhões (R$ 13 milhões) necessários para começar o projeto de engorda da praia será liberado no próximo dia 13/11. Ainda de acordo com a prefeitura, as obras ainda não começaram com a contrapartida do município porque a CPRH não liberou as licenças ambientais necessárias. Já a CPRH diz que o estudo de impacto ambiental precisa ser feito com rigor, para que a obra em Jaboatão não acarrete em erosão nas praias das cidades vizinhas. 

Surto de esquistossomose na zona sul de Jaboatão - estudos recentes da bióloga e pesquisadora da Fiocruz - PE, Drª Constança Barbosa, aponta a zona sul de Jaboatão como zona endêmica de esquistossomose. O problema acontece pela falta de saneamento básico, que favorece a proliferação da doença, principalmente na Lagoa Olho D'água, onde a água contaminada por fezes e esgoto serve de criadouro do caramujo hospedeiro da doença. Ainda de acordo com os estudos, os caramujos estão cada dia mais resistentes a água salgada e já começam a se adaptar fácil em algumas áreas próximas as praias. A preocupação é que num futuro próximo a doença possa ser transmitida através de um simples banho de mar.

Demorou mais chegou - nos próximos dias, a prefeitura de Jaboatão estará executando alguns serviços públicos na esquecida comunidade "Sovaco da Cobra", uma das mais populosas da Lagoa Olho D'água. De acordo com a assessoria de imprensa, serão feitos trabalhos de capinação, limpeza, melhoria de ruas de acesso e de iluminação pública. Demorou mais chegou, né? Agora vamos torcer para essas ações serem permanentes.

Do contra - Robson Leite não perde uma oportunidade de fazer oposição a atual gestão. A novidade do momento é a demissão de 400 agentes municipais de saúde, o qual o vereador e prefeiturável diz ser contra, argumentando que muitos profissionais ficarão desempregados. Já a prefeitura de Jaboatão, justifica as "demissões" afirmando que o contrato deste pessoal acabou e que fará outra seleção simplificada para preencher as vagas, tudo como manda o processo democrático...

Assalto na prefeitura de Jaboatão - nem mesmo a prefeitura de Jaboatão se salvou da esperteza dos assaltantes de caixas eletrônicos, que estão fazendo a festa no Estado, sem que a polícia seja capaz de desarticulá-los. Na madrugada desta sexta-feira (28), o prédio da prefeitura, localizado em  Prazeres foi invadido, o vigilante rendido e um caixa eletrônico foi arrombado com a ajuda de maçaricos. Os assaltantes fugiram e a polícia só chegou horas depois no local. A quantia roubada não foi revelada, mas funcionários da prefeitura afirmam que o caixa havia sido abastecido no final da tarde e todo dinheiro foi levado.

2 comentários:

Iágrici Lima disse...

De fato Hebert estão sendo realizadas algumas obras...Capinação eu não vi não...mas estavam colocando aterro em algumas áreas por lá...o problema é o de sempre...como são feitas as obras...Colocar o aterro sem ter escoamento da água só vai piorar a situação no próximo inverno...Eu até preferia que demorasse mais e fosse algo definitivo e não paleativo!

Eleitor do Jaboatão disse...

A bronca maior no chamado ENGORDA DA PRAIA do Avanço do Mar em Jaboatão, não será fazer a obra, mas fazer a manutenção anual na perda de cerca de 20% com reposição de areia. Onde se vai conseguir tanta areia, pois pela analise da empresa apresentado aos moradores em reunião, não foi fácil encontrar jazidas compatíveis.
Uma pergunta que fica sem respostas: As jazidas encontradas vão garantir a manutenção por quantos anos? Pois as mesmas não são infinitas. Outra pergunta é quanto custará a manutenção e quem pagará a conta? O morador pelo IPTU já tão caro?