sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Audiência Pública sobre binário Cajueiro Seco reuniu mais de 1000 moradores... mas Governo do estado não mandou representantes

Com informações do Gazeta Nossa

Na última quarta-feira (31/08), cerca de 1100 pessoas estiveram presentes na audiência pública que prometia discutir o valor das indenizações das moradias localizadas na área de intervenção do futuro Binário Cajueiro Seco, em Jaboatão. A audiência aconteceu na quadra da Escola Polichinelo, no bairro de Piedade.

A audiência foi convocada pelo vereador e morador da área, José Correia Filho, na tentativa de levar a estas comunidades informação sobre todo o processo de construção do binário, que estará concluído em 2014 e terá que desapropriar centenas de moradias.

Apesar da população ter participado em massa, os representantes do Governo do Estado não compareceram. Foram convidados o secretário estadual de transportes, Isaltino Nascimento; representantes Departamento de Estradas e Rodagens; o presidente da Companhia de Habitação do Estado de Pernambuco (CEHAB), Nilton Mota; além do secretário das cidades, Danilo Cabral

Como os representantes das instituições responsáveis pela obra não compareceram, ficou a cargo da empresa Norconsult, que elaborou o projeto, dar as devidas explicações. No entanto, o engenheiro presente, Edison Duarte, apenas mostrou dados técnicos que não interessavam aos presentes.

Os moradores da região estão preocupados com os valores que serão pagos pelos imóveis que deverão ser desapropriados. Reclamam ainda que falta informação a respeito da área que deverá sofre intervenções, deixando a comunidade aflita.

O vereador que convocou a audiência caracterizou a ausência do secretário de transportes, Isaltino Nascimento, bem como de outros representantes estaduais como “lamentável”, acrescentando: “Esta audiência deveria ter sido convocada pela própria Secretaria dos Transportes, que tem obrigação de dar informações às nossas comunidades. Mas teremos outros encontros e iremos até o Palácio do Campo das Princesas, se preciso for, e tomaremos medidas judiciais, se forem necessárias, para que todos tenham não apenas informações sobre o binário, mas valores justos nas desapropriações de seus imóveis, que na maioria das vezes são produto de uma vida inteira de trabalho”.

O vereador disse ainda que irá propor na Câmara de Vereadores “Um Voto de Repúdio ao Secretário Isaltino Nascimento, do PT”. O vereador foi autorizado ali mesmo pelos moradores a anexar as quase mil assinaturas afixadas nos livros de presença.

Nenhum comentário: