domingo, 21 de agosto de 2011

Mais uma promessa não cumprida: Av. Governador Miguel Arraes não foi recapeada e volta a cair no esquecimento

Buracos, lixo, trânsito caótico e muita desorganização nesta parte da cidade ignorada pela prefeitura de Jaboatão

 Av. Governador Miguel Arraes, em Jaboatão, tem 3 km e liga Prazeres a Lagoa Olho D'água,
passado por várias comunidades de baixa renda

Se o governador Eduardo Campos resolvesse fazer um passeio por Jaboatão para visitar uma grande avenida que tem o nome do seu avô, a Av. Governador Miguel Arraes (também conhecida como Av. do Canal de Setúbal, em Prazeres), com certeza solicitaria ao prefeito Elias Gomes para retirar a homenagem. Isso porque este pedaço de Jaboatão está totalmente ignorado pelo poder público. 

Transitar pelas duas faixas da via que margeiam o Canal de Setúbal e que juntas possuem mais de 6 km de extensão, não é tarefa fácil. Buracos, lama, lixo, entulhos, animais soltos, veículos na contramão e tudo de ruim que você possa imagina acontece ali, a poucos metros da prefeitura de Jaboatão. E parece que o requisito de "área populosa" não importa aos gestores públicos, que aparecem por lá apenas após denúncias dos meios de comunicação.

Em Janeiro deste ano, a prefeitura começou um trabalho que prometia requalificar a via, que começa em Prazeres e se estende até a margem norte da Lagoa olho D'água, em Piedade. A avenida foi parcialmente sinalizada, foi feito um trabalho de capinação e remoção de entulhos. Alguns buracos foram tapados apenas com areia, na promessa de se iniciar um recapeamento total agora no mês de Agosto, o que não aconteceu. A prefeitura de Jaboatão prometeu ainda que disponibilizaria 5 novas linhas de ônibus à população do local (hoje os moradores precisam andar quase 1 quilômetro até a Av. Bernardo Vieira de Melo para pegar o ônibus), promessa que também não foi cumprida.

Nosso blog entrou em contato com a prefeitura de Jaboatão para saber por que a Av. Governador Miguel Arraes não foi totalmente recapeada como a prefeitura prometeu e fez questão de fazer bastante publicidade. De acordo com a assessoria, foi feito um orçamento para o recapeamento, mas como o custo foi muito alto, optou-se por dar prioridade a outras obras e fazer apenas uma operação tapa-buracos na Av. Governador Miguel Arraes. A assessoria não nos informou o prazo para o início da operação. 

Com relação ao lixo que se acumula e animais soltos, a prefeitura ficou de verificar.  Já as 5 linhas de ônibus não souberam nos explicar porque elas não chegaram (talvez por causa das crateras, né?)

Nosso blog vai continuar acompanhando, mostrando e cobrando maior presença da prefeitura de Jaboatão nesta região, que além de populosa acumula baixos índices sociais. É lamentável uma avenida tão importante e habitada estar abandonada. Nem coleta de lixo e limpeza regular existe por lá. O caos é geral. E depois a prefeitura diz que trabalha para todos sem discriminação... imagine se discriminasse?

Nenhum comentário: