quinta-feira, 16 de junho de 2011

Jaboatão implanta sistema de segurança eletrônica em escolas

Os sensores de presença serão acionados após os horários de expedientes e em finais de semana


As escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes estão espalhadas em todos os lugares do município, para atender cerca de 60 mil alunos. Pensando em proteger esses espaços, a Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria Executiva de Segurança Cidadã e Direitos Humanos, vai implantar, na próxima quinta-feira (16/06), um sistema de segurança eletrônica.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Amorim, após os horários de expedientes e em finais de semana não há nenhum tipo de segurança nas escolas. Com a instalação dos sensores de presença, os funcionários poderão acioná-los antes de sair desses espaços, utilizando uma senha e desligá-los ao chegar.


“Como o sistema é interligado com a Guarda Municipal e a Polícia Militar, caso o alarme dispare, a guarda será acionada por meio de um botão que indica o local que está sendo invadido. Assim, por rádio, a viatura da PM que estiver mais próxima do local é acionada e em até dez minutos, a polícia deverá chegar ao local”, explicou Amorim.


Ao todo, serão 110 prédios que receberão o sistema eletrônico. Além das escolas, o local onde está instalada a Secretaria de Desenvolvimento Social e as Casas dos Conselhos também receberão os sensores de presença. “Queremos reduzir os roubos ou arrombamentos nesses locais, para preservar os equipamentos eletrônicos e os documentos que ficam tanto nas unidades de ensino quanto nessas instituições públicas”, salientou o secretário.


O secretário ainda lembrou que essa medida barateia os gastos com a segurança dos locais. Uma vez que, para manter guardas nesses locais, teria que, no mínimo, contratar 330 homens. Algumas escolas já estão testando o equipamento, entre elas está a Escola de Nossa Senhora Aparecida, em Comportas, que terá o sistema totalmente instalado nesta quinta-feira, a partir das 9h.

Um comentário:

Iágrici Lima disse...

Quero ver entrar no Sovaco...