quinta-feira, 19 de maio de 2011

Desabafo: professora de escola na lagoa narra o drama que alunos e professores enfrentam quando chove

Caro Hebert,

Hoje vivemos cenas de horror! Será que moro mesmo na 2ª cidade que mais arrecada impostos em Pernambuco? 

Hoje, fui trabalhar sem bota, devido aos dias que o sol resolveu aparecer... mas bastou começar a chover que a Rua Canto Livre, no Sovaco da Cobra (Candeias), rua onde fica a Escola Raquel Gomes, encher rapidamente.

Eram quase 10 horas e nós já estávamos liberando os meninos, pois crescia o medo de ficarmos presos na escola sem ter como sair. Durante nossa passagem pela água, era possível sentir os sanguessugas, cobras e rãs passando por nossos pés. Nem dá para fotografar esse absurdo. Ou nós nos seguramos para não cair na lama, ou tiramos fotos e filmamos (HOJE ESTAVA MESMO IMPOSSÍVEL).

Nós professores, saímos com água na metade das pernas. Detalhe, somos um pouco mais alto que nossas crianças. E as pequeninas? Elas passavam com águas já muito alto... próximo a cintura. Uma vergonha! Como posso falar de cidadania a esse povo? Dizer as mães que não deixem seus filhos entrarem naquelas águas? Como posso falar de não jogar lixo, para não entupir ainda mais os espaços por onde a água pode correr, se eles nem tem coleta? Que espécie de governantes temos em Jaboatão que se omitem durante tanto tempo, mediante a nossa situação? 

Aqui em Sotave, não menos atingida que a comunidade do Sovaco da Cobra, estamos ilhados. Quase não consigo entrar em casa, pois a vala que fica do lado da minha casa, novamente alagou. A água nem tem para onde correr e, diferente de algumas comunidades que tiveram alguns serviços terríveis da prefeitura, onde a escavadeira alargou os canais piorando a situação, Sotave nem isso teve. Nada se faz aqui. A obra de calçamento da Avenida José da Câmara Vieira (a qual já teve até festa de inauguração) está parada e o que foi feito até agora é algo tão insignificante que nem merece comentário.

Fico a pensar o que é feito com nossos impostos, não apenas com o IPTU, mas com tudo o que se arrecada em projetos e impostos. A festa de carnaval e a festa da Pitomba já me traz uma referência do que é feito, pois em educação, saúde, segurança e infra-estrutura não é gasto esse dinheiro não...
Precisamos movimentar a sociedade para refletir sobre isso... É de fato vergonhoso!!!

Iágrici Lima

Professora

Para ver a situação da escola mencionada pela professora, basta clicar AQUI e ver a matéria feita no mês passado pela Globo NE.

Nenhum comentário: