quinta-feira, 5 de maio de 2011

Calamidade: ruas de acesso a lagoa quase não existem mais

E blog pergunta: cadê a defesa cilvil de Jaboatão que não dá as caras na lagoa?

Se chegar nas comunidades mais próximas da Lagoa Olho D'água é difícil em dias de sol, imagine só quando chove? As ruas estão completamente alagadas e os moradores tem muita dificuldade para chegar em suas casas. 

No Parque Lagoa Olho D'água, onde existe 1 grande escola municipal, além do Movimento Pró-Criança de Piedade, a situação é crítica. A Rua Tocantinéia, no trecho próximo a Rua Jangadeiro, se transformou num atolero. Os veículos estão desviando o lamaçal pela rua de trás, que também tem muita água e buracos.

Os moradores estão revoltados e dizem que a situação só piorou depois que a prefeitura de Jaboatão resolveu aterrar a rua - "Antes da rua alagava um pouco, mas não ficava toda essa lama. A prefeitura fez um serviço mal feito, colocou barro na rua e não fez a drenagem, por isso está desse jeito. Por favor venham consertar logo isso aqui, pois nenhum veículo está passando" - reclama o morador Fernando Oliveira.

Nosso blog também recebe informações de que alunos e professores também não estão conseguindo chegar nas escolas da localidade em virtude das péssimas condições das ruas. Nós não conseguimos confirmar, mas ao que tudo indica, as aulas teriam sido suspensas.

E agente pergunta: cadê a defesa civil de Jaboatão que não dá as caras na lagoa? Como sempre, parece que as 100 mil pessoas que vivem por aqui não tem valor nenhum...

Parte oeste da Lagoa

Na parte oeste da lagoa, nas proximidades da BR 101 sul, as informações que chegam ao blog é de que comunidades como Sotave e Lagoa das Garças estão completamente alagadas. Moradores também tem dificuldade para chegar no local, pois a condição das ruas também estão piores do que o habitual.

Candeias

Os moradores de diversas comunidades em Candeias, ribeirinhas a lagoa também estão sofrendo. No Sovaco da Cobra, muitos canais transbordaram. Quadras inteiras estão alagadas. Os moradores reclamam que a defesa civil de Jaboatão também não esteve por lá dando assistência aos moradores. As aulas da escola municipal do bairro foram suspensas.

No Conjunto Catamarã o mesmo problema. Alagamentos por toda parte em virtude do transbordamento da Lagoa Olho D'agua. 

Já o Canal da Rua Aniceto Varejão, em Candeias, transbordou parcialmente. Como a chuva deu uma trégua a água não invadiu as residências, mas deixou pequenas pontes cobertas, ruas alagadas e moradores ilhados. A situação no local continua sendo de alerta.

Mora em Jaboatão, registrou os alagamentos e quer denunciar a situação da sua comunidade. Envie suas imagens ou vídeos para o blog. O nosso e-mail é lagoaolhodagua@gmail.com

Nenhum comentário: