quarta-feira, 4 de maio de 2011

Aniversário de 418 anos de Jaboatão passa batido e revela verdadeira face do município

Por Herbert Fernandes

Hoje (04/05/2011) é o aniversário de 418 anos de Jaboatão. A data deveria ser comemorada, se a chuva não tivesse revelado a verdadeira face deste município que, desde que foi conquistado pelos europeus, acumula deficits sociais, de infraestrutura e saneamento. Comemorar o que? Essa é a pergunta que a maior parte da população faz no dia de hoje. E com razão...

Apesar de suas belezas, importância histórica e econômica, Jaboatão amargura títulos vergonhosos, como o de 6ª pior cidade do Brasil em coleta e tratamento de esgoto. Temos apenas 8% da cidade saneada, enquanto o restante dos dejetos são lançados sem nenhum constrangimento nos nossos mananciais. Isso em pleno século XXI, trazendo doenças das mais primitivas à população.

Fomos presenteados pela natureza com belíssimas praias, além da Lagoa olho D'água (a maior de formação de restinga em área urbana do Brasil), todas poluídas, devastadas pela falta de planejamento urbano e pela politicagem que domina o município há anos, como se fosse um cancêr.  Nossa Jaboatão cresceu e se tornou adulta sem nenhum planejamento. Como uma criança órfã, desamparada por uma classe política  descompromissada, que prioriza projetos pessoais em detrimento dos interesses da população.

Nestes 418 anos em que Jaboatão começou a se civilizar, por incrível que pareça não existe muita civilidade. Temos a segunda maior arrecadação de impostos do Estado de Pernambuco, mas os serviços básicos essenciais, nem de longe equiparam-se ao montante arrecadado. Hoje, a maior parte da população pisa na lama e pega leptospirose se quiser sair de casa. Rua pavimentada aqui é luxo, mas o IPTU é obrigatório.

Neste dia 04 de maio, realmente não temos o que comemorar. Finalizo meu texto sem dar meus parabéns. Acrescento que, a chuva que deveria abençoar e trazer prosperidade, faz o papel contrário: castiga. Castiga o povo que perde tudo, inclusive a vida. Castiga os políticos inertes que perdem popularidade, mesmo tentando as mais bizarras estratégias de marketing para se manterem no poder. Mas o povo não é tão burro... ou é? 

Hoje, Jaboatão comemora 418 anos em reflexão. Reflexão do que podemos fazer para que a chuva dos próximos anos não ofusquem novamente uma data que, cá entre nós, não merece passar tão batida e no meio de todo esse caos. 



Nenhum comentário: