quarta-feira, 6 de abril de 2011

Terceiro ninho de tartarugas eclode na orla de Jaboatão

A operação de lançamento dos animais aconteceu das 22h até às 5h de hoje

Por Mônica Gominho, assessoria da PMJG

Imagem: Marcelo Ferreira
Na noite da última terça-feira (05/04), mais um ninho de tartaruga entrou em processo de eclosão, em Candeias, próximo ao Bar da Galinha. A situação foi contornada em parceria com a população que imediatamente acionou o Grupamento Ambiental de Meio Ambiente de Jaboatão (Gama). As 85 tartarugas vivas foram lançadas às praias de Candeias e do Paiva.

Das 22h até às 5h de hoje (06), a equipe municipal de monitoramento dos ninhos na orla realizou a operação de soltura dos animais no mar, impedindo à passagem das tartarugas a pista, devido às luzes artificiais dos postes. O tempo entre a desova e a eclosão foi de 57 dias, cumprindo o prazo previsto que é de 45 até 60 dias. De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental, Shirlei Barreto, esse é o terceiro ninho que eclode na orla jaboatanense, mas é o primeiro com identificação e monitoramento da equipe ambiental.


“Diariamente o Gama faz esse prodecimento próximo aos ninhos, mas somado a isso é necessário esse apoio das pessoas, não apenas para a preservação das tartarugas como também para preservar outros animais e as árvores da cidade, por exemplo”, completou Barreto. As informações podem ser repassadas durante 24h através do telefone da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, o 3462-6248.  



Material de estudos pela UFRPE 


Após a eclosão, a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rosilda Barreto, que também fez parte da operação, identificou ovos que não foram gerados e outros que não tiveram nem mesmo desenvolvimento completo. De acordo com a professora, os ovos serão encaminhados à UFRPE para estudos científicos. “A princípio é possível acreditar que isso se deve pela a invasão de fungos nos ovos”, observou. 

Nenhum comentário: