quarta-feira, 20 de abril de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO: Governo Municipal evita falar da Lagoa Olho D'água

Por Herbert Fernandes

O governo de Jaboatão tem evitado tocar no assunto Lagoa Olho D'água durante esse período de chuva. A prefeitura sabe que o problema na lagoa é sério (a lagoa está assoreada e essa é a principal causa dos alagamentos), mas como não consegue fazer nada e não tem o apóio financeiro do Governo do Estado, age com discrição para evitar críticas negativas a administração. Péssima estratégia.

Nos boletins que emite para a imprensa, a prefeitura também parece estar omitindo os verdadeiros números. Para se ter uma idéia, a defesa civil de Jaboatão diz ter registrado apenas duas ocorrências de alagamento no município, mesmo assim esses registros não são na zona sul de Jaboatão. Paradoxalmente aos números oficiais, nosso blog tem publicado vários relatos, imagens e vídeos de leitores que registram os alagamentos e estragos nos bairros de Candeias, Piedade, Catamarã, Loreto, Jardim Piedade, entre outros. 

Na comunidade do Sovaco da Cobra, por exemplo, vários moradores deixaram suas residências, que foram alagadas com o transbordamento da lagoa, que acontece cada vez mais rápido toda vez que chove. A mesma situação vivem os moradores do Catamarã e de comunidades pobres ao redor da lagoa. Até mesmo na parte nobre da Rua Jangadeiro, em Candeias, residências foram invadidas pela água e moradores tiveram que sair às pressas.

Mesmo com todas esses fatos, a defesa civil do município diz não ter registrado nenhuma ocorrência nesta região. Não estou aqui contestando a idoneidade da defesa civil, mas não divulgar registros na zona sul de Jaboatão não seria uma forma de evitar levantar as discussões para a necessidade de revitalização da lagoa? A prefeitura não estaria na defensiva para evitar as críticas e dessa forma preservar a imagem da administração

Sim, está na defensiva. A prefeitura deveria escancarar de vez que o Governo Municipal não está recebendo o apóio financeiro do Estado para investir nas obras necessárias. Fingir essa parceria política que não existe é uma péssima estratégia e só penaliza a população. Se o governo municipal, que é oposição, tivesse mais pulso e cobrasse publicamente ao Estado as obras na Lagoa, que já tem recursos garantidos pelo PAC há 3 anos, o problema na zona sul já teria sido resolvido e não teríamos enfrentado todo esse caos. E não adianta dizer que o blog está sendo duro nas críticas. Estou apenas noticiando, junto com a população que é colaboradora, o que realmente acontece por aqui...

Nenhum comentário: