quinta-feira, 31 de março de 2011

Revitalização da Lagoa Olho D'água: resposta da CEHAB não convence deputado Betinho Gomes... nem ao blog

Em fevereiro deste ano, o deputado Betinho Gomes (PSDB) enviou ofício para a Companhia Estadual de Habitação - CEHAB, solicitando informações sobre a revitalização da Lagoa Olho D'água, em Jaboatão. A resposta chegou hoje e não convenceu o deputado. Betinho disse que a resposta do Governo do Estado não trouxe nenhuma novidade e que vai continuar cobrando explicações sobre as obras que estão atrasadas.

Em ofício enviado ao deputado, a CEHAB afirmou que uma empresa foi contratada em novembro de 2010 e está elaborando um Plano de Desenvolvimento Local Integrado (PDLI) para a Bacia da Lagoa Olho D'água. O prazo para a empresa entregar o relatório e os projetos é de 255 dias, ou seja, apenas em agosto de 2011, como o blog já havia antecipado. Só depois o projeto de urbanização e revitalização da lagoa deverão ir para licitação.

Sobre os conjuntos habitacionais, a CEHAB disse que 320 moradias serão entregues em Junho deste ano, logo após as conclusão das obras de infraestrutura no bairro de Cajueiro Seco, local onde estão sendo construídas as moradias que abrigarão as famílias que serão retiradas das margens da lagoa. Outras 832 moradias serão entregues apenas em dezembro de 2011. Ainda de acordo com a CEHAB, mais 224 apartamentos de interesse social serão construídos em breve. 



Audiência pública deverá ser em Abril

Uma audiência pública solicitada pelo deputado Betinho Gomes deverá  cobrar mais transparência com relação a revitalização da Lagoa Olho D'água e aplicação dos recursos na ordem de R$ 110 milhões, provenientes do PAC. 

Hoje, o PDLI não está sendo elaborado com a participação da população, de acordo a lei. A CEHAB nega e diz que tudo está sendo feito de forma democrática. Mas nosso blog, o veículo de comunicação referência quando o assunto é a lagoa, não recebe nenhuma informação, apesar de já ter solicitado inúmeras vezes. É isso que a CEHAB e empresas responsáveis pelo projeto chamam de transparência? De qualquer forma, o espaço aqui está e sempre esteve aberto. Quando quiserem, podem procurar o blog.

A audiência deverá acontecer no próximo mês, na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco. O secretário das cidades, Danilo Cabral,  deverá ser chamado para prestar esclarecimentos.

Nosso blog continua acompanhando tudo, agradece a Betinho e sua equipe (ao nosso sempre amigo Rodrigo Dantas também) e vai manter você muito bem informado da data e de tudo que acontecer nesta audiência. Continuem acompanhando.


2 comentários:

Marcelinhog disse...

O PDLI, está elaborando com a participação SIM da população, eu fui convidado a participar de reunião, vistorias da Lagoa, quanto aproximação a população com reconhecimento do bairro, até seus costumes e etc...

Herbert Fernandes disse...

Então divida com os milhares de leitores do blog como fazer para participar do PDLI Marcelinhog, pois recebo dezenas de e-mails de pessoas perguntando sobre a revitalização, projeto, etc. Me diga como as pessoas interessadas podem participar. Vc é a 3ª pessoa que me diz que está havendo a participação da população, mas quando pergunto como, onde, etc, ninguém me responde, todos se calam... Me diga como os interessandos podem participar. Aguardo sua resposta.