terça-feira, 29 de março de 2011

Prefeitura de Jaboatão garante que Rua Aniceto Varejão será aberta até a lagoa ainda este ano

A prefeitura de Jaboatão garantiu ao blog que a abertura da Rua Aniceto Varejão até a Lagoa olho D'água sairá do papel ainda este ano. De acordo com Jorge Lemos, gerente de imprensa, a obra foi licitada neste mês de Março (como prometido), mas houve um pequeno atraso, pois uma das empresas que concorreu entrou com um recurso. Mesmo assim, Jorge afirmou que esse é um do projeto o qual o prefeito Elias Gomes e os secretários tem acompanhado de perto. A expectativa é de que as obras se iniciem no segundo semestre deste ano. O blog vai continuar acompanhando e cobrando. 

Entenda a importância da Rua Aniceto Varejão

A Rua Aniceto Varejão deveria ser um dos principais acessos à Lagoa Olho D'água. A via foi interrompida pela metade por construções irregulares. Uma canal também foi aberto onde deveria ser a continuação da rua. 

Caso seja aberta até a lagoa, beneficiará a milhares de pessoas em dezenas de comunidades, que hoje vivem isoladas e na precariedade por falta de vias de acesso e serviços básicos essenciais. São Elas: Espinhaço da Gata, Loreto, Jardim Piedade, Parque Lagoa Olho D'água,  Santa Felicidade, Dom Hélder, entre outras. Instituições educacionais e ONGs, como a Escola José Rodovalho e Movimento Pró-Criança de Piedade (nas margens da lagoa e que juntos atendem a mais de 3000 crianças e adolescentes), também seriam beneficiados.

Especialistas acreditam que abertura de vias de acesso à Lagoa Olho D'água possibilitará o desenvolvimento dessas comunidades, além de estimular o crescimento do mercado imobiliário na zona sul de Jaboatão, gerando emprego e renda. Eles alertam apenas para a necessidade dessas ações serem planejadas e organizadas de forma sustentável, para não prejudicar ainda mais a lagoa e todo o seu ecossistema já ameaçado.

Outro ponto importante será a ligação do bairro de Piedade com as futuras vias que deverão ser construídas na margem da lagoa (assim que o projeto de revitalização for executado pelo Governo do Estado), facilitando o acesso à BR 101 sul, Prazeres, Barra de Jangada e Paiva, sem precisar passar por dentro das áreas populosas de Piedade e Candeias.


..   Rua Aniceto Varejão - trecho pavimentado
...  Rua Aniceto Varejão - trecho obstruído por um canal e ocupações irregulares
... A área marcada compreende futuros empreendimentos imobiliários da Tenda e RMV. Juntos esses conjuntos habitacionais deverão abrigar mais de 20 mil pessoas.
...  Escola José Rodovalho e Movimento Pró Criança do bairro de Piedade, bem próximos a Lagoa Olho D'água, mais a esquerda
... Futuras vias nas margens da lagoa. Deverão ligar a BR 101 sul ao Paiva, traçando toda margem leste da lagoa. Projeto ainda está sendo feito pelo Governo do Estado, sem previsão de início e conclusão das obras, apesar de existirem recursos do PAC disponíveis.

Nenhum comentário: