segunda-feira, 28 de março de 2011

Mais uma promessa não cumprida: Recuperação do Parque Histórico do Monte dos Guararapes continua no palpel

Por Mago, do Blog Jaboatão Vive!

Em junho de 2009, foi anunciado pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes a retomada das obras de recuperação do Parque Histórico dos Guararapes, segundo a então, secretária de Planejamento do Município, Sheila Pincovsky, seriam liberados pelo governo federal R$ 55 milhões ainda em 2009, e mais R$ 250 milhões em 2010 para construção criação de um anfiteatro e de um restaurante no local, além da recuperação e preservação do território, planejamento paisagístico e resgate histórico da área. 

Porém, quase dois anos depois desse anúncio, nada foi feito. A situação no parque só piora, ainda mais agora, com parte do trânsito da Estrada da Batalha sendo desviado pelo parque devido às obras de requalificação da Estrada. 

Sendo um dos mais importantes pontos turísticos de Jaboatão, devido a seu valor histórico, o parque não tem o mínimo de infraestrutura para receber os turistas: falta sinalização (em português e em outros idiomas), policiamento, não há opções de lazer, não há guias turísticos no local, os soldados que ficam de plantão no mirante não conhecem bem a história das guerras que houveram no local, os únicos banheiros disponíveis são os da igreja (que funcionam somente nos horários em que o Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres está aberto e em condições precárias) e os do mirante. Até os guardas que fiscalizavam a entrada do parque, na entrada ao lado do Quartel do 6º Batalhão, não estão mais no local.

Frequentador assíduo do local, sempre escutei falar dessa recuperação (desde 1994), porém, nunca vi traços de que ela tenha ao menos começado. O parque tem um imenso potencial turístico, rico em importância histórica que poderia - e deveria - ser explorada  uma opção de lazer para a comunidade carente do local, para os turistas do Brasil e de países estrangeiros, a área do parque também comportaria pátios de eventos, feiras de artesanato, restaurantes, áreas para a prática de esportes diversos, museu, preservação ambiental, além de poder oferecer renda a comunidade que mora próximo ao parque, caso esses empreendimentos fossem concretizados.

Espero que as obras de requalificação da PE-08 (Estrada da Batalha) tragam as requalificações necessárias para que o parque funcione realmente como parque, servindo como fonte de renda, informação, cultura e lazer.

Mago
Editor do Blog Jaboatão Vive!

Nenhum comentário: