terça-feira, 22 de março de 2011

Jaboatão: Não há o que comemorar no dia Mundial da Água

Lagoa Olho D'água/Jaboatão dos Guararapes/PE - maior lagoa de formação de 
restinga em área urbana do Brasil

Hoje é o dia mundial da água. Mas em Jaboatão dos Guararapes não há nada a se comemorar. A data de hoje serve mais para reflexão do que para comemorações. Apesar de sermos a segunda cidade mais importante do Estado de Pernambuco, temos uma política ambiental ineficiente e nossos recursos hídricos correm sérios riscos.

A Lagoa Olho D'água, por exemplo, que é a maior de formação de restinga em área urbana do Brasil, atualmente serve como esgoto da zona sul de Jaboatão. Seus quase 400 hectares de espelho d'água estão poluídos. Estima-se que a Lagoa Olho D'água receba 20 milhões de litros de esgoto não tratado todos os dias, o que vem agravando a situação do assoreamento e trazendo graves conseqüências ao meio ambiente e à vida da população, que precisa conviver com doenças e alagamentos intermináveis durante o inverno.

Outro grave problema em Jaboatão é a poluição da nossa faixa litorânea. Praias como as de Piedade e Candeias, tem a grandes trechos impróprios para banho, de acordo com a CPRH. Reflexo de vivermos em um município que amarga o título de 6º pior em saneamento do Brasil. 

O rio Jaboatão é outro problema. Extremamente mal tratado, o rio transporta todo esgoto da parte antiga de Jaboatão para orla do município.

Infelizmente, em Jaboatão, assim como em centenas de cidade do Brasil e do mundo, não há nada a se comemorar neste dia 22 de março.Vamos cada um, pelo menos, tentar fazer nossa parte, economizando esse liquido tão precioso à vida.

Nenhum comentário: