terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Jaboatão aposta em Gel impermeabilizante para conter deslizamentos de encosta

Produto que seca em três horas, evita infiltração e protege de deslizamentos por até cinco anos, de acordo com fabricante
Por José Ambrósio, da Assessoria de Imprensa Prefeitura Jaboatão
Moradores do bairro de Santo Aleixo, em Jaboatão Centro, conheceram hoje (1° de fevereiro), a nova técnica adotada pela Prefeitura para segurar as barreiras e encostas que apresentam alto risco de deslizamento. O gel impermeabilizante foi aplicado em caráter demonstrativo em áreas das ruas 1° de Maio e Estrada da Luz. A aplicação definitiva será iniciada em breve e protegerá 105 mil m² em várias áreas do município.
O gel que é 100% ecológico, como descreve o fabricante, permite a estabilização do solo, evitando a infiltração de água e prevenindo deslizamentos e danos materiais e ambientais. Após três horas da aplicação o solo já está protegido por até cinco anos. Os moradores são orientados a proteger as encostas, não cortando a vegetação que venha a brotar.
O prefeito Elias Gomes foi conferir a aplicação do produto e explicou que desde 2009 a administração vem investindo para dar mais segurança aos morros. “Estamos agindo preventivamente, algo que o Brasil não vem fazendo”, disse, lembrando as ocorrências registradas no Rio de Janeiro e que deixou centenas de mortos em municípios da região serrana, a exemplo de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo.
---------------------------------------------------------
P.S. do blog - agora, cabe a nós esperarmos o inverno para ver se  esse gel realmente é eficaz, como promete a empresa. Se for, é uma excelente ação paliativa, já que o município diz não ter recursos imediatos para  executar obras em todos os morros. Esperamos que o gel também não seja utilizado eternamente e que as obras de infra-estrutura necessárias para dar qualidade de vida a população sejam executadas na medida do possível. Porque ninguém é feliz morando numa barreira perigosa apenas coberta por gel. Esta deve ser uma ação unicamente emergencial. 

Nenhum comentário: